Jornal de Notícias

Segurança nas praias ameaçada pelo Leslie

Zonas balneares afetadas pelo furacão podem ficar sem nadadores-salvadores se a reconstruç­ão dos apoios de praia não for rápida

- Francisco Pedro locais@jn.pt

O ministro da Administra­ção Interna, Eduardo Cabrita, visitou ontem o concelho da Marinha Grande, para verificar alguns dos estragos deixados pelo furacão do fim de semana passado, deixou uma palavra de incentivo às vítimas da tempestade e reafirmou que tudo está a ser feito pelo Governo para acelerar as medidas de apoio. Mas os empresário­s afetados mantêm-se na expectativ­a e temem que a burocracia atrase o processo de reconstruç­ão, o que, a acontecer, pode compromete­r a segurança das praias na próxima época balnear.

“A passagem de ano já é para esquecer e se não conseguirm­os avançar com as obras rapidament­e, até a época balnear está em risco”, desabafou José Lucas, proprietár­io de um bar e restaurant­e na praia da Vieira, um dos apoios destruídos pelo mau tempo, no concelho da Marinha Grande.

Como são os concession­ários que asseguram o pagamento aos nadadores-salvadores durante a época balnear, se os estabeleci­mentos não estiverem operaciona­is, quer José Lucas quer outros empresário­s, na mesma situação, ficam sem condições para assumir o custo deste serviço, o que pode deixar algumas zonas de praia sem vigilância, se nenhuma outra entidade chamar a si este encargo.

PREJUÍZO POR CONTABILIZ­AR

José Lucas ainda mantém a esperança de conseguir reerguer o que construiu ao longo de 15 anos, e que viu ser levado pelo vento forte, em pouco mais de uma hora. “Já tínhamos levado com nortadas, com o mar e com tempestade­s fortíssima­s, mas desta vez foi demais. Parece que passou aqui a guerra. Agora, estamos em stand-by e só ficamos aliviados quando começarmos a ver os apoios monetários”, disse o empresário ao JN, estimando os prejuízos totais em “cerca de 250 mil euros”. A nível concelhio, a Câmara da Marinha Grande aponta para danos no valor global de cinco milhões de euros.

Convidado a revelar os prejuízos nacionais provocados pelo Leslie, Eduardo Cabrita escusou-se a falar em valores, alegando que os danos apurados até ao momento são ainda provisório­s. O ministro garantiu, no entanto, que “todos os que preenchere­m as condições de qualificaç­ão” vão ter apoios. “Já aprovámos os dois instrument­os que eram necessário­s para simplifica­r a contrataçã­o e para acionar esses mecanismos de apoio.

Neste momento, o trabalho está a decorrer com o Ministério da Agricultur­a, com as comissões de Coordenaçã­o Regional, num trabalho de proximidad­e com todas as autarquias da região”, adiantou o governante.

 ??  ?? Bar Nau Frágil, na praia da Vieira, ficou completame­nte destruído. Proprietár­io avalia estragos em 250 mil euros
Bar Nau Frágil, na praia da Vieira, ficou completame­nte destruído. Proprietár­io avalia estragos em 250 mil euros
 ??  ?? Eduardo Cabrita vistou o concelho da Marinha Grande
Eduardo Cabrita vistou o concelho da Marinha Grande

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal