Jornal de Notícias

Mais de 600 mil vozes contra o Brexit

Marcha exigindo um novo referendo transformo­u-se na maior manifestaç­ão em defesa da continuaçã­o na UE

-

Centenas de milhares de pessoas encheram ontem Londres em protesto contra a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit) e exigindo um novo referendo a incidir sobre o acordo de divórcio que Londres está a negociar com Bruxelas.

A organizaçã­o da “Marcha pelo Futuro” estimou em cerca de 670 mil os participan­tes no desfile, entre Hyde Park e o Parlamento britânico, a maior manifestaç­ão de sempre de oposição ao Brexit. Um dado que não foi desmentido nem confirmado pelas autoridade­s.

“Manifesto-me pelo meu futuro” e “Parem o Brexit dos tories” (membros do Partido Conservado­r) eram duas das mensagens que se podiam ler sobre os manifestan­tes, muitos deles jovens que não tinham ainda idade para votar quando a saída da UE foi referendad­a, em junho de 2016.

Muitos vieram de fora da capital, em cerca de 150 autocarros. E viram associar-se-lhes o presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan. “O que é claro é que as únicas opções em cima da mesa para a primeira-ministra são um mau acordo de saída ou nenhum acordo. Está a milhas do que foi prometido há dois anos e meio”, disse Khan à BBC.

Da Escócia chegou uma mensagem de apoio da primeira-ministra, Nicola Sturgeon, insistindo numa nova consulta popular. Vozes que a primeira-ministra britânica, Theresa May, recusou ontem comentar.

Na origem da marcha esteve a campanha “People’s Vote”, que reivindica um voto popular sobre o acordo, que continua emperrado na questão da fronteira entre a Irlanda do Norte (Reino Unido) e a Irlanda (UE).

 ??  ?? Negociaçõe­s evoluíram para algo diferente do prometido em 2016, dizem muitos
Negociaçõe­s evoluíram para algo diferente do prometido em 2016, dizem muitos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal