Jornal de Notícias

Ítalo Ferreira é rei em Peniche

O surfista brasileiro estreia-se a vencer em Portugal e sucede a Gabriel Medina, que eliminou nas meias-finais

- Álvaro Gonçalves desporto@jn.pt

Ítalo Ferreira, atual quarto classifica­do do ranking mundial, estreou-se a vencer o Meo Rip Curl Pro Portugal, décima e penúltima etapa do circuito principal, ao levar a melhor na final sobre Joan Duru, 23.º do ranking.

O surfista brasileiro, 24 anos, confirmou em Portugal que vive um ano de ouro, pois já soma três vitórias em etapas, as únicas da carreira no circuito principal, depois de ter triunfado na Austrália e na Indonésia. Ítalo Ferreira, cujo melhor resultado que havia conseguido na praia de Supertubos, em Peniche, tinha sido o segundo lugar em 2015, subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez e sucedeu ao compatriot­a e número um do Mundo Gabriel Medina, que tinha vencido a etapa portuguesa em 2017.

De resto, para ganhar a edição deste ano, Ítalo Ferreira teve que superioriz­ar-se a Medina nas meias-fi- nais, após ter deixado para trás Michel Bourez, do Taiti, nos quartos de final, num dia em que só à sexta tentativa foi possível iniciar a competição devido às condições do mar.

Depois de levar a melhor sobre o compatriot­a e líder do ranking nas meias-finais, tirando-lhe a possibilid­ade de vencer o circuito mundial já em Peniche e adiando as contas para a última etapa no Havai, Ítalo não deu hipóteses a Joan Duru na final. Na derradeira e decisiva eliminatór­ia, o brasileiro reuniu 15,93 pontos (7,43 e 8,5), enquanto o francês conseguiu 10,77 (7 e 3,77), e festejou um triunfo inédito nas praias portuguesa­s.

“É louco, não posso acreditar. Este é o melhor sentimento que podia ter. Obrigado Portugal. Obrigado a todos, à minha família, aos meus amigos. Não podia imaginar algo assim”, afirmou Ítalo Ferreira no final de um dia inesquecív­el ao qual assistiram cerca de duas mil pessoas que marcaram presença em Peniche.

 ??  ?? Ítalo Ferreira festejou efusivamen­te com o troféu da vitória
Ítalo Ferreira festejou efusivamen­te com o troféu da vitória

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal