Jornal de Notícias

Conhece a dor ciática?

[ TROFA SAÚDE HOSPITAL ]

-

Afamosa dor ciática não é uma simples dor de costas!

É uma dor que percorre a região posterior da coxa e perna, muitas vezes estendendo-se ao pé. É muitas vezes permanente e desesperan­te, mas também pode provocar uma sintomatol­ogia mais ligeira e limitada a dias ou semanas. Pode ainda estar associada à sensação de fraqueza, adormecime­nto e formigueir­os da perna e do pé, de forma permanente ou após pequenos esforços ou caminhadas.

Esta dor tem origem na COMPRESSÃO de uma ou mais raízes nervosas que formam o nervo ciático, com origem na coluna lombar e pode ter vários motivos:

• um DISCO vertebral que se deslocou e comprime a raiz (hérnia discal);

• alterações degenerati­vas das articulaçõ­es entre as vértebras, que as fazem alargar ou formar osteófitos (bicos de papagaio) que vão ocupar o espaço que devia estar disponível para as raízes nervosas (canal estreito lombar); • um deslizamen­to de uma vértebra sobre outra, “trilhando” as raízes nervosas que ali passam (espondilol­istesis);

• Em casos mais raros, também patologia tumoral e infeciosa pode ser responsáve­l pela compressão das estruturas neurológic­as adjacentes.

É por isso muito importante conhecer a origem da dor. Uma avaliação clínica especializ­ada, quase sempre complement­ada por um estudo imagiológi­co (Ressonânci­a Magnética Nuclear e/ou TAC), vão permitir estabelece­r um plano de tratamento dirigido à origem do problema.

Em muitos casos, o repouso, medicação e fisioterap­ia podem resolver o problema. Noutros, o tratamento cirúrgico é a melhor solução para devolver a qualidade de vida e controlar a evolução dos sintomas. Não é recomendáv­el adiar o tratamento, estando bem estabeleci­do que os melhores resultados são conseguido­s nos primeiros meses.

Sendo um problema com várias origens possíveis, não há um tratamento cirúrgico universal, o tratamento é sempre personaliz­ado. Muitas vezes é possível resolver o problema com procedimen­tos muito pouco invasivos e através de pequenas incisões. Noutros casos, são indicadas cirurgias mais complexas, mas com excelentes resultados e riscos muito controlado­s.

Para esclarecim­ento de qualquer dúvida, não hesite em contactar os nossos ortopedist­as especializ­ados em coluna, em qualquer uma das unidades do Trofa Saúde Hospital. //

 ??  ?? Redigido por Dr. Luís Sá e Castelo (OM50035) e Dr. Pedro Teixeira Gomes (OM48792), Ortopedist­as especializ­ados em Coluna no Trofa Saúde Hospital em Vila Real
Redigido por Dr. Luís Sá e Castelo (OM50035) e Dr. Pedro Teixeira Gomes (OM48792), Ortopedist­as especializ­ados em Coluna no Trofa Saúde Hospital em Vila Real
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal