Jornal de Notícias

Salvio para a história e Felipe não pára

Poupado a esforços na Taça de Portugal, o avançado argentino fará amanhã, em Amesterdão, o jogo número 250 com a camisola encarnada. Em final de contrato, ataca marca de Gaitán

- Nuno Barbosa desporto@jn.pt

Apresentou-se à Luz por empréstimo do Atlético Madrid, em 2010/11, e deixou marca com 10 golos em 39 jogos. Foram números suficiente­mente atrativos para o Benfica o contratar aos colchonero­s, já no verão de 2012, por um valor a rondar os 11 milhões de euros. Daí para cá, não mais trocou de clube e, amanhã, frente ao Ajax, em Amesterdão, na terceira jornada da Liga dos Campeões, cumprirá uma marca histórica, ao realizar o jogo número 250 com a camisola encarnada.

Nos 114 anos de história do Benfica apenas 40 jogadores têm mais partidas de águia ao peito do que Salvio. No que toca a estrangeir­os, são apenas quatro. Em qualquer um dos casos, o argentino, de 28 anos, tem imediatame­nte à fren- te o compatriot­a Nico Gaitán. Em final de contrato e com as negociaçõe­s para a renovação aparenteme­nte paradas, percebe-se que Salvio ultrapassa­rá o registo de Gaitán, pois mantém o estatuto de imprescind­ível para Rui Vitória. Se vier a prolongar a ligação às águias, então poderá almejar a entrada no pódio dos estrangeir­os com mais jogos pelo Benfica.

Aliás, não fossem as lesões e Salvio já estaria numa posição de ainda maior destaque na história do futebol do Benfica. Em 2013/14, por exemplo, um problema num joelho impediu-o de disputar 32 partidas; em 2015/16, com a mesma lesão, falhou 34 jogos. Foram as duas maiores paragens a que esteve sujeito devido a questões físicas, mas há outras nos registos.

A verdade é que conseguiu recuperar de ambas e voltar a evidenciar os níveis de qualidade que levaram o Benfica a contratá-lo. Na passagem de Jorge Jesus para Rui Vitória manteve o estatuto de imprescind­ível. Agora, é uma glória viva do Benfica. Poupado na Taça de Portugal, com o Sertanense, voltará amanhã ao onze, num palco de má memória, pois perdeu lá a final da Liga Europa 2012/13, contra o Chelsea.

 ??  ?? Luisão, Maxi, Cardozo e Gaitán são os únicos futebolist­as estrangeir­os com mais partidas pelo Benfica do que Salvio
Luisão, Maxi, Cardozo e Gaitán são os únicos futebolist­as estrangeir­os com mais partidas pelo Benfica do que Salvio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal