Jornal de Notícias

Dois terços dos governante­s são da região de Lisboa

40 de 61 ministros e secretário­s de Estado

- Nuno Miguel Ropio nuno.ropio@jn.pt

É uma tendência que se tende a repetir vezes sem conta nos cargos executivos do país e a última remodelaçã­o do Governo aí está para a comprovar: três dos quatro novos ministros que tomaram posse faz hoje uma semana são de Lisboa. Do total de 61 governante­s, entre ministros e secretário­s de Estado, dois terços são da capital ou arredores e os restantes são em números muito tímidos do resto do país. Das regiões autónomas, nem vê-los.

O interior – que pela primeira vez mereceu uma Secretaria de Estado na dança de cadeiras que se seguiu à demissão do ex-ministro da Defesa Azeredo Lopes – tem somente dois membros no Executivo socialista e sem funções ministeria­is.

São eles o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, oriundo de Mirandela, e o secretário de Estado da Valorizaçã­o do Interior, João Catarino, de Proença-a-Nova, onde chegou a liderar o Executivo municipal.

GEOGRAFIA DOS MINISTROS

Da consulta feita pelo JN às moradas declaradas ao Tribunal Constituci­onal (TC), há apenas duas exceções que se destacam entre os 16 ministros que não são do Litoral: Luís Capoulas Santos, na pasta da Agricultur­a, que declarou residência em Valverde [Évora]; e Tiago Brandão Rodrigues, que tutela a

Educação, que forneceu uma morada de Paredes de Coura – contudo, quando aceitou o convite de Costa para encabeçar a lista de Viana do Castelo ao Parlamento, vivia no Reino Unido.

Há seis ministros que vivem em Lisboa [Finanças, Defesa, Economia, Justiça, Cultura e Trabalho], dois em Sintra [o primeiro-ministro e o ministro da Ciência], dois em Coimbra – a nova titular da Saúde, Marta Temido, e a ministra da Presidênci­a –, um que declarou que vive em Alcochete [Pedro Marques], outro no Barreiro [Eduardo Cabrita] e três no Porto [Negócios Estrangeir­os, Ambiente e Mar]. Ana Paula Vitorino, apesar de declarar uma morada no Porto, vive com Eduardo Cabrita em Almoster [Santarém].

ILHAS ESTÃO A ZEROS

O pendor da capital nas cadeiras das secretaria­s de Estado é muito mais evidente – 20 das 44 existentes são ocupadas por governante­s que declararam viver nessa cidade.

Porém, se aos 20 se juntar todos os outros secretário de Estado que indicaram ao TC residir num dos concelhos da Área Metropolit­ana de Lisboa, então aí o número cifra-se em 28.

A origem dos outros 13 pulveriza-se um pouco por todo o país, sendo que Viseu e Faro bisam. Da Área Metropolit­ana do Porto, há cinco. Madeira e Açores não contam com nenhum membro no elenco.

 ??  ??
 ??  ?? Três dos novos quatro ministros vieram reforçar o peso de quadros da capital no Executivo de Costa. Exceção vai para nova a ministra da Saúde, oriunda de Coimbra
Três dos novos quatro ministros vieram reforçar o peso de quadros da capital no Executivo de Costa. Exceção vai para nova a ministra da Saúde, oriunda de Coimbra
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal