Jornal de Notícias

Fundos europeus financiam 2285 novos empregos

Na região atingida pelos incêndios de outubro, estão aprovados 111 investimen­tos de empresas

- Alexandra Figueira afigueira@jn.pt

As regiões atingidas pelos incêndios de outubro e o Pinhal Interior, uma das áreas mais pobres do país, vão ter 111 novas empresas, que se compromete­m a criar 2285 empregos. Os investimen­tos foram aprovados ao abrigo do programa Atrair, criado pelo Governo na sequência dos incêndios e financiado por fundos vindos da União Europeia. A maioria dos projetos (88) localiza-se em regiões de baixa densidade.

O balanço do programa será feito hoje, em Castelo de Paiva, pelo ministro do Planeament­o, Pedro Marques, que tutela o Portugal 2020. Na sequência dos incêndios, foram reservados cem milhões de euros das devoluções do QREN (o anterior bloco de fundos europeus) para financiar a compra de equipament­os e para apoiar a criação de empregos. A grande procura por parte dos empresário­s, contudo, obrigou a duplicar a dotação, para 200 milhões, agora esgotados.

Em paralelo, foi aberta uma outra linha de financiame­nto, para pequenos projetos de empreended­orismo e criação do próprio emprego, nas mesmas regiões. Até agora, foram aprovadas 298 candidatur­as, que se propõem investir 40,6 milhões de euros (23,4 milhões virão da Europa).

Quanto ao programa Repor, o prazo para a apresentaç­ão de candidatur­as de empresas atingidas em outubro foi prorrogado até ao final deste mês. Para já, das 398 candidatur­as apresentad­as, foram aprovadas 278, que vão criar ou manter 3335 postos de trabalho.

Programa Atrair

Este programa destina-se a novas empresas nas regiões afetadas pelos incêndios de outubro. Está a financiar investimen­to produtivo e a criação de empregos.

Candidatur­as abertas

Quanto ao Repor, as empresas do Norte e Centro atingidas pelos incêndios de outubro podem candidatar-se até ao final do mês. As candidatur­as dirigidas a empresas afetadas pelos fogos de junho já fecharam.

 ??  ?? Região de Castelo de Paiva atingida pelo fogos
Região de Castelo de Paiva atingida pelo fogos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal