Jornal de Notícias

Portugal e China discutem comércio e investimen­tos

Governo quer atrair China para Sines, numa altura em que Pequim desacelera

- MARIA CAETANO

Lisboa e Pequim vão sentar-se à mesa naquele que é o momento mais baixo do PIB chinês desde 2009, numa altura de fortes tensões comerciais com os EUA. A economia desacelero­u para 6,5% no terceiro trimestre, abaixo das previsões oficiais. O investimen­to mantém-se baixo, a crescer 5,4% até setembro, e as importaçõe­s abrandaram em setembro para 14,3%.

As vendas à China deverão ser um dos temas na agenda no encontro que reúne, na capital chinesa, as equipas do Ministério dos Negócios Estrangeir­os português e do Ministério do Comércio chinês. Portugal participa no próximo mês na Feira Internacio­nal de Importaçõe­s de Xangai. Será o primeiro evento dedicado às compras ao exterior. Foi prometido pelo presidente chinês, Xi Jinping, como sinal de abertura. Mas, mesmo com países como Portugal, com fluxos bilaterais de comércio reduzidos (5,6 mil milhões de dólares em 2017), há barreiras por eliminar. O licenciame­nto técnico-sanitário das exportaçõe­s de carne de porco portuguesa é um dossiê até agora sem resolução.

VISITA A PORTUGAL EM DEZEMBRO

O encontro acontece também numa altura em que Lisboa se prepara para assinar um memorando para a inclusão de Portugal na iniciativa Faixa e Rota chinesa, revelou Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeir­os.

A Faixa e Rota é um programa de iniciativa da China para promoção do investimen­to internacio­nal em infraestru­turas, no âmbito do qual Portugal espera atrair interessad­os para a expansão do Porto de Sines. Além de Santos Silva – que copreside à reunião com o ministro do Comércio chinês, Zhong Shan – está também em Pequim o secretário de Estado da Internacio­nalização. Eurico Brilhante Dias vai reunir-se com responsáve­is do Banco Asiático de Investimen­to em Infraestru­turas do Fundo China-Países de Língua Portuguesa. A visita servirá para preparar a deslocação a Portugal de Xi Jinping, marcada para os dias 4 e 5 de dezembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal