Jornal de Notícias

Simulam roubo de telemóveis para receberem do seguro

PSP contabiliz­a 40 casos de simulação desde o início do ano na Grande Lisboa. Nervosismo denuncia falsas vítimas que desejam aparelhos mais modernos

- Inês Banha ines.banha@jn.pt

O roubo de um telemóvel topo de gama, com um custo de aquisição de cerca de mil euros, teria acontecido pelas 01.30 horas de uma madrugada da semana passada, perto da foz do rio Trancão, em Lisboa. Quando por ali passava, o homem, de 32 anos, teria sido abordado por três indivíduos que, à força, lhe teriam tirado o aparelho, fugindo depois de carro em direção a Sacavém, em Loures.

A suposta vítima só não contava com a desconfian­ça dos agentes da PSP a quem apresentou queixa, que, após algumas diligência­s, acabaram por descobrir o “smartphone” na bagageira do seu automóvel, que deixara estacionad­o à porta da esquadra.

O queixoso acabou detido, suspeito de simular um crime. O objetivo seria receber o valor do seguro do telemóvel, adiantou ao JN fonte do Comando Metropolit­ano da PSP de Lisboa (Cometlis) daquela força de segurança.

O caso é o mais recente dos cerca de 40 que, desde o início do ano, foram identifica­dos pela PSP na Grande Lisboa, a maioria dos quais no concelho de Loures.

Nalguns locais, este tipo de simulações, referentes a telemóveis e, por vezes, a computador­es, representa­m já mais de 35% do total de roubos praticados na via pública.

Refere a PSP, em comunicado, que tais casos provocam “o balanceame­nto erróneo do dispositiv­o policial para locais onde efetivamen­te não são cometidos roubos, o que naturalmen­te prejudica a segurança de toda uma comunidade”.

Por norma, apontou fonte policial ao JN, as alegadas vítimas são denunciada­s pelo “próprio nervosismo” e por “pontas soltas” na história que preparam, acabando por contar a verdade, quando confrontad­os com as contradiçõ­es. Ou seja, confessam o desejo de dar o telemóvel como perdido para receberem dinheiro do seguro e poderem comprar um aparelho mais moderno.

 ??  ?? Lançamento­s de telemóveis motivam casos de simulação de crimes
Lançamento­s de telemóveis motivam casos de simulação de crimes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal