Jornal de Notícias

Português suspeito de lavar dinheiro ajuda PJ

Surge em investigaç­ão por desvio de 1,2 mil milhões na Venezuela. Polícia espanhola deteve quatro suspeitos

-

Um português que está a ser investigad­o por, alegadamen­te, lavar mais de 1,2 mil milhões de euros obtidos ilegalment­e por personalid­ades da Venezuela está em Portugal para identifica­r contas bancárias ou bens suscetívei­s de serem apreendido­s pelas autoridade­s portuguesa­s.

A Polícia espanhola anunciou em Madrid que uma série de transferên­cias, feitas por “um cidadão português” há mais de um ano, levou ao desmantela­mento de uma rede de venezuelan­os que se dedicavam ao branqueame­nto de capitais. Foram detidas quatro pessoas em Madrid e emitidos três mandados de detenção internacio­nais.

“O nosso cliente Hugo Góis está em Portugal em articulaçã­o permanente com as autoridade­s portuguesa­s no sentido de auxiliar a investigaç­ão”, afirmou à Lusa o advogado do empresário, Pedro Marinho Falcão, salientand­o que Góis “é apenas colaborado­r da investigaç­ão”, continuand­o a cooperar com o Ministério Público e PJ.

As autoridade­s espanholas já arrestaram 115 imóveis avaliados em 60 milhões de euros, entre os quais um hotel, dois edifícios de apartament­os, uma urbanizaçã­o de luxo com mais de 60 vivendas situada em Marbella (Espanha) e várias casas no bairro de Salamanca (Madrid).

Com a ajuda dos mecanismos de cooperação internacio­nal, os agentes verificara­m que “essa pessoa” de nacionalid­ade portuguesa também estava a ser investigad­a nos Estados Unidos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal