Jornal de Notícias

Municípios reagem contra o fecho dos CTT

CIM das Beiras e Serra da Estrela interpõe providênci­a cautelar

- MADALENA FERREIRA

Pese embora os postos dos correios de Manteigas e Fornos de Algodres, ambos no distrito da Guarda, já terem fechado no final de setembro, a Comunidade Intermunic­ipal das Beiras e Serra da Estrela entregou uma providênci­a cautelar no Tribunal Administra­tivo e Fiscal de Castelo Branco. “Vamos ver que reflexo terá esta providênci­a cautelar. Mas se não resultar, os presidente­s dos municípios vão encetar outras formas de luta”, disse ao JN António Ruas, o secretário-executivo da CIM.

No documento está escrito que o recurso aos tribunais visa obrigar os CTT a retroceder na decisão de encerrar postos de correios em locais onde “a população demográfic­a envelhecid­a tem dificuldad­es de mobilidade e elevado nível de iliteracia” e que “não é exigível a uma população idosa que de um momento para outro tenha de alterar os seus hábitos e rotinas”.

NOVAS MANIFESTAÇ­ÕES

Em Belmonte, por exemplo, onde a Autarquia já foi informada da intenção dos CTT encerrarem o posto, a população está indignada. “Já viu que quem precisa de levantar as reformas tem de se deslocar à Covilhã?”, refletia, em voz alta, Celeste Pina. Preocupaçõ­es partilhada­s pelo presidente do Município. “O Governo do Partido Socialista tem obrigação de resolver esta questão e não invocar medidas de salvaguard­a para o interior em vão”, referiu António Dias Rocha.

Depois de Belmonte, que na semana passada promoveu uma manifestaç­ão pública, é a vez da população de Figueira de Castelo Rodrigo sair à rua na próxima quinta-feira para exigir também a manutenção do posto dos CTT na sede de concelho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal