Jornal de Notícias

A bombeira portuguesa mais rápida

Daniela Viana, com 20 anos, ganhou a prova Bombeiro de Elite. É recruta dos Sapadores de Braga há meio ano

- SANDRA FREITAS

Daniela Viana, há apenas meio ano nos Bombeiros Sapadores de Braga como recruta, foi a portuguesa mais rápida na prova Bombeiro de Elite, que desafiou meio milhar de profission­ais e voluntário­s a subir os 566 degraus do escadório do Bom Jesus, em Braga, com um equipament­o de proteção individual que pesa cerca de 30 quilos. À frente dela, apenas ficou uma polaca, com mais experiênci­a na profissão e um equipament­o mais leve.

“Eu tentei não pensar que a idade podia ser uma desvantage­m. Mas não estava à espera de ficar em segundo lugar, porque não estava nas melhores condições. Foi uma alegria, um orgulho estar a representa­r

a minha companhia”, afirma a bombeira de 20 anos, que atingiu a meta em 9.48 minutos.

“Eu fazia em oito minutos e 30 e tal segundos. Mas, na semana antes da prova, estive na Lousã [em formação] e não contribuiu para uma performanc­e melhor. Ganhei bolhas e tive uma lesão na virilha”, recorda Daniela, sublinhand­o que, para superar o desafio, valeu-lhe o apoio da família, amigos e camaradas. “Estiveram presentes no início, no meio e no fim [do percurso]”, conta, assumindo que, no próximo ano, o objetivo é chegar ao primeiro lugar.

Por enquanto, treina afincadame­nte para integrar os Bombeiros Sapadores de Braga. “Cada vez estou a gostar mais disto. Tenho a certeza de que é a profissão que quero seguir”, diz a recruta, numa pausa entre a formação que decorre no quartel.

Quando concluir o estágio, Daniela Viana será a primeira bombeira profission­al a envergar a farda daquela corporação.

“O meu pai sempre me incentivou a ajudar as pessoas”, frisa.

 ??  ?? Recruta está no curso de Desporto e Lazer, enquanto luta para ser bombeira
Recruta está no curso de Desporto e Lazer, enquanto luta para ser bombeira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal