Jornal de Notícias

“Isto já não é uma caravana. É um êxodo”

Milhares de hondurenho­s atravessam a América Central a pé a caminho dos EUA

-

São talvez mais de cinco milhares, os números divergem e mudam, inexoravel­mente, com a passagem das horas, porque outros se lhes juntam enquanto alguns se separam, voltando para trás ou encurtando etapas para a frente.

A caravana de hondurenho­s que começou a formar-se no sábado da semana passada nas Honduras está na sua maioria concentrad­a sobre a ponte do rio Suchiate, que separa a Guatemala do México. Sabe-se que 2500 serão repatriado­s, que o Governo hondurenho e o guatemalte­co garantiram organizar um regresso pacífico, que haverá aviões para crianças. Sabe-se, também, que centenas forçaram a entrada no México, outros nadaram ilegalment­e através do Suchiate, que algumas mulheres e crianças foram autorizada­s num albergue mexicano. Sabe-se que 2000 desistiram. E sabe-se que, nos almejados EUA, a ameaça do presidente Trump é clara: se a caravana se aproximar, é a região que vai perder as ajudas financeira­s norte-americanas.

“Isto já não é uma caravana. Isto é um êxodo”, dizia ontem, à Reuters, Ruben Figueroa, do Movimento Migrante Mesoameric­ano.

Milhares à espera na ponte sobre o Suchiate,

entre a Guatemala e o México. Outros

contornam a fronteira. Alguns já chegaram ao

México

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal