Jornal de Notícias

Central jogou todos os minutos da época e já não há outro totalista nos dragões

- Nuno A. Amaral nuno.a.amaral@jn.pt

Sérgio Conceição já utilizou 25 jogadores do plantel dos dragões desde o início da época, mas só Felipe fez os 90 minutos nas 12 partidas realizadas até agora pela equipa portista. Antes da entrada em ação na Taça de Portugal, na passada sexta-feira, o central brasileiro dividia com o compatriot­a Alex Telles o estatuto de mais utilizado, mas o lateral-esquerdo ficou no banco em Vila Real, pelo que Felipe, que jogou a tempo inteiro em Trás-os-Montes, é agora o único totalista do F. C. Porto.

O defesa soma 1080 minutos e lidera a lista de utilização, à frente de Herrera, que também foi sempre titular mas tinha saído a um minuto do fim do jogo em casa com o Galatasara­y, a contar para a fase de grupos da Champions. Apesar de tam- bém ter sido substituíd­o em Vila Real, na segunda parte, o médio mexicano tem agora 1052 minutos em campo e ultrapasso­u os 990 de Alex Telles, correspond­entes aos 11 jogos completos que havia realizado antes da partida da Taça de Portugal.

Otávio, Maxi Pereira e Brahimi também tinham jogado em todas as partidas anteriores, mas com substituiç­ões à mistura, pelo que não chegam aos 900 minutos de Casillas, titular no campeonato e na Liga dos Campeões, mas preterido em favor de Fabiano na Taça e de Vaná na Taça da Liga.

OTÁVIO LONGE DE MOSCOVO

No calendário portista, segue-se a deslocação à capital russa para o jogo de depois de amanhã com o Lokomotiv, relativo à terceira jornada do Grupo D da Champions. No treino de ontem, o nome do Otávio voltou a surgir no boletim clínico como indisponív­el (fez treino condiciona­do e trabalho de ginásio), pelo que é cada vez mais improvável que o médio-ofensivo entre nos planos de Sérgio Conceição para a partida de Moscovo.

O plantel azul e branco ainda faz, hoje de manhã, mais um treino no Olival, antes de viajar à tarde para a Rússia, e esse será o momento decisivo para perceber se Otávio ainda pode ser opção. Caso se confirme a ausência, Conceição será obrigado a inovar no onze em jogos da Champions, pois, até agora, o brasileiro alinhou sempre como médio de ligação ao avançado, que foi Aboubakar diante do Schalke e Marega na receção ao Galatasara­y.

Na Rússia, poderá ser Herrera a desempenha­r esse papel e, se o F. C. Porto voltar a alinhar com um trio no meio-campo, Óliver Torres e Sérgio Oliveira são candidatos à titularida­de.

Hernâni quase apto

No treino de ontem, o extremo Hernâni subiu um patamar na recuperaçã­o de uma lesão nos adutores e já fez treino integrado condiciona­do. A presença nos convocados para Moscovo não está porta de parte. Aboubakar é ausência certa, devido à rotura de ligamentos no joelho esquerdo que o afastará dos relvados durante vários meses.

Cinco horas de avião

A equipa portista voa hoje para a Rússia, numa viagem de quase cinco horas. A partida do Aeroporto Sá Carneiro rumo a Moscovo está marcada para as 14 horas e a chegada está prevista para as 18.45 horas.

 ??  ?? Felipe é um dos indiscutív­eis do onze portista e, até agora, esteve em campo todos os minutos desta época
Felipe é um dos indiscutív­eis do onze portista e, até agora, esteve em campo todos os minutos desta época

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal