Jornal de Notícias

Infarmed tira do mercado creme de rosto para bebé

Não está garantido que cosmético da marca Wells seja “seguro para a saúde”, diz reguladora

-

A Autoridade Nacional do Medicament­o (Infarmed) anunciou ter mandado retirar do mercado o creme de rosto para bebé da marca Wells por erros na rotulagem, não estando garantido que “é seguro para a saúde”.

Após análise no laboratóri­o, verificou-se que o produto cosmético Wells Creme Rosto Bebé contém os conservant­es Phnoxyetha­nol e Benzoic acid, que não estão declarados na lista na rotulagem, constatand­o-se ainda que “os ingredient­es listados não correspond­em à verdadeira composição do produto”, indica esta entidade, na sua página da Internet. Acresce que “o produto contém uma alegação falsa”, que é “0% Fenoxietan­ol”.

Os consumidor­es que tenham comprado o produto são aconselhad­os a não o utilizarem. Os comerciant­es devem proceder à sua devolução à marca.

Além deste cosmético, o Infamed anunciou a retirada do mercado do Aqua Face and Bodypaint da marca SuperStar, por ter detetado o conservant­e Methylsoth­i azo li nonen alista de ingredient­es.“A utilização deste conservant­e em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde”.

Foi também publicada uma circular sobre o esteriliza­dor a pressão de vapor do fabricante Wenzhou Longde Medical Technology. “Foi detetada, no mercado europeu, a existência de um certificad­o CE de conformida­de falso” relativo a este dispositiv­o, que não é comerciali­zado em Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal