Jornal de Notícias

18 anos de prisão para foragidos argentinos

Dupla condenada por dois assaltos violentos a bancos em Lisboa é procurada na América Latina por raptos

- Inês Banha ines.banha@jn.pt

Rodolfo “El Ruso” Lohrman, de 53 anos, e Horácio Maidana, de 57, dois dos argentinos mais procurados no seu país natal, foram ontem condenados em Lisboa a, respetivam­ente, 18 anos e dez meses e 18 anos de prisão por quatro assaltos violentos a bancos em Odivelas e Cascais. Outros três arguidos – um guatemalte­co, um português e um espanhol – vão cumprir penas efetivas de três anos e quatro meses a 12 anos. Os crimes ocorreram entre 2014 e 2016, ano em que os dois argentinos foram detidos em Aveiro.

Para o coletivo de juízes presidido por Elisabete Reis, ficou provado que, sob a liderança de Lohrman, os dois argentinos e o espanhol – Christian Gomez, com pena atenuada por ter colaborado com as autoridade­s – atuaram de forma “profission­al e organizada”, estudando os alvos antes de os tomarem de assalto. Os restantes arguidos prestaram sobretudo apoio

Além da pena de prisão, foi ainda decretada a expulsão do país, após cumprida uma parte da pena, dos quatro estrangeir­os envolvidos, nenhum com residência permanente em Portugal. Lohrman, Maidana e Gomez foram igualmente condenados a pagar, no total, mais de 145 mil euros a três das entidades lesadas.

À saída do tribunal, o advogado de Lohrman adiantou que irá recorrer da pena “excessiva” aplicada ao seu cliente. Lopes Guerreiro criticou ainda a validação das declaraçõe­s de Gomez – uma opção que o coletivo justificou com o facto de o espanhol não ter negado o seu papel nos atos que descreveu, coincident­es com outro material recolhido.

 ??  ?? Horácio Maidana
Horácio Maidana
 ??  ?? Rodolfo Lohrman
Rodolfo Lohrman

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal