Jornal de Notícias

Autarca e cunhado obrigados a pedir desculpa

Daniel Meireles e familiares insultaram e agrediram rival na véspera das eleições

- CARLOS RUI ABREU

Daniel Meireles, presidente da Junta de Freguesia de São Clemente de Basto, Celorico de Basto, e um cunhado foram obrigados a pedir desculpa e vão pagar 600 euros a Sérgio Alves, membro da Assembleia de Freguesia local.

Em 2017, na véspera das eleições autárquica­s, Sérgio Alves, que era o número dois da lista candidata à Junta, pelo Movimento de Cidadãos Independen­tes por Celorico, teve a informação que Daniel Meireles, presidente da Junta e candidato pelo PSD, estaria a dar sacos com alimentos a pessoas necessitad­as da freguesia, o que, por ser na véspera das eleições, seria um crime. Segundo disse, na altura, foi ao lugar de Pereira e viu passar Daniel Meireles, um cunhado e um sobrinho.

Segundo a queixa que foi apresentad­a no Destacamen­to da GNR de Guimarães, e depois analisada em tribunal, o presidente da Junta de Freguesia “dirigiu injúrias” a Sérgio Alves, que terá sido mesmo agredido pelo cunhado de Daniel Meireles. Terá valido a intervençã­o do sobrinho do autarca para serenar os ânimos.

Na fase de instrução, o juiz do Tribunal Cível de Guimarães ouviu todos os envolvidos e o processo foi arquivado, no início deste mês, com um pedido de desculpas formal por parte de Daniel Meireles e do cunhado, e o pagamento de uma indemnizaç­ão de 300 euros cada.

Contactado pelo JN, o autarca escusou-se a comentar o desfecho do assunto. Já Sérgio Alves considera: “Esta decisão vem limpar a minha imagem e a minha honra porque, durante muito tempo, aqui na freguesia, passei por ser mentiroso”.

Os 600 euros que os homens estão obrigados a pagar serão doados a uma instituiçã­o.

 ??  ?? Daniel Meireles andou a distribuir comida
Daniel Meireles andou a distribuir comida

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal