Jornal de Notícias

Paralisia cerebral não a impediu de escrever dois livros

Adriana Ferreira sonha ter um emprego que lhe permita ocupar os tempos livres

- OLGA COSTA

Nasceu com apenas 28 semanas de gestação e, quando sentiu o colo da mãe pela primeira vez, tinha somente 980 gramas. Talvez essas condiciona­ntes, associadas a uma complicaçã­o durante o parto, tenham ditado a condição física em que Adriana Ferreira, 25 anos, nasceu e vive.

Tem paralisia cerebral, que lhe afeta a parte motora, porque a imaginação, essa, parece não lhe faltar. Tem uma mente livre mas está aprisionad­a num corpo que nunca respondeu aos chamamento­s que lhe foi fazendo.

Viveu momentos de revolta e de tristeza, naturais de quem tem consciênci­a da sua condição. Hoje já lida melhor com o que a vida lhe reservou, mas tem sonhos que ainda não con- cretizou. Ter um emprego é apenas um deles. Enquanto isso, vai dedicando o tempo à escrita. Publicou “O dálmata sem pintas”, em 2009, e, sete anos depois, uma autobiogra­fia.

“Uma estrela especial chamada Adriana Ferreira – Os traços de um olhar!” conta a história, as conquistas e as dificuldad­es da jovem escritora. Na obra dedica também uma parte especial a uma das suas “grandes inspiraçõe­s”, Simone de Oliveira. Porém, o segundo livro não teve o sucesso do primeiro, por isso, para continuar na escrita, precisa de um sinal. “Vou deixar que seja a vida a ditar isso”, afirma.

Adriana Ferreira passa os dias em casa, em frente ao computador, a espelhar uma imaginação que, diz, não tem limites. Na APAC – Associação de Pais e Amigos de Crianças –, de Arcozelo, Barcelos, tem fisioterap­ia e terapia ocupaciona­l, mas falta concretiza­r o “tal” grande sonho. Terminou o 12.º ano na área de Comunicaçã­o e sabe que dificilmen­te terá um trabalho comum, porque as limitações físicas não o irão permitir, mas não deixa de acreditar.

 ??  ?? Segundo trabalho de Adriana Ferreira é uma obra autobiográ­fica
Segundo trabalho de Adriana Ferreira é uma obra autobiográ­fica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal