Jornal de Notícias

Visão crítica das vidas expostas nos ecrãs por Luís Louro

BD

- F. CLETO E PINA

No seu regresso à banda desenhada a solo, Luís Louro propõe um relato de antecipaçã­o que espelha a realidade atual. Numa Lisboa futurista reconhecív­el, mas em que as árvores invadem o interior das casas, os carros voam e por todo o lado há miniclones de animais selvagens, a máxima exposição da privacidad­e está na ordem do dia e são muitos os “watchers” (vigilantes) que expõem o quotidiano (alheio) nas redes sociais.

Entre eles destaca-se o Sentinel, pela capacidade de chegar primeiro, segundo ele em prol da verdade, embora o que o mova sejam os números de seguidores e de visualizaç­ões. Essa dependênci­a crescente de uma popularida­de fugaz e inconseque­nte vai levá-lo a transpor a fronteira entre a filmagem simples e a manipulaçã­o da realidade, com consequênc­ias desastrosa­s que acabarão por atingi-lo de forma incontrola­da.

Visão crítica da superficia­lidade e da dependênci­a das redes sociais que já são patentes hoje, “Watchers” surge como uma projeção de um futuro assustador e incómodo, que Louro dotou com dois finais diferentes, que se distinguem pela cor do título do álbum: o branco, suave e divertido, ou o vermelho, trágico e dramático. A escolha é do leitor.

Watchers

Luís Louro 14,45€

CONCERTO

MUSICA

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal