Jornal de Notícias

Mostrou Lisboa aos reis dos belgas

Mathilde, elegante num conjunto da linha Privé Armani, revelou empatia com o presidente

-

Reis dos belgas continuam hoje em Lisboa, partindo depois para o Porto 0nde terminam a visita de Estado. Ontem, passearam com o presidente da República

Marcelo Rebelo de Sousa foi ontem o anfitrião dos reis dos belgas, Philippe e Mathilde, em visita de Estado a Portugal até amanhã. Os monarcas, que se fazem acompanhar de uma comitiva de 170 pessoas, estiveram ontem em Belém e passearam-se, de elétrico, por alguns bairros de Lisboa, cidade onde permanecem hoje.

Mathilde, consorte desde 2013 e a primeira rainha de naturalida­de belga – tendo necessitad­o de um decreto real que a tornasse princesa da Bélgica – apresentou-se com conjunto composto por um vestido midi de linhas retas e um casaco um pouco mais comprido em renda da linha Privé da Giorgio Armani, uma das suas marcas preferidas. Complement­ou o visual com um chapéu, como manda o protocolo real.

A empatia com Marcelo Rebelo de Sousa não passou despercebi­da, aparecendo em vários momentos sorridente com o presidente, que, após encontro em Belém, sublinhou que Portugal e a Bélgica são “aliados próximos” e “amigos” na União Europeia, nas Nações Unidas e na NATO, com “um papel comum” pela paz no plano global.

CHAVE DA CIDADE DO PORTO

O programa da visita de Estado é bastante vasto e inclui diversas iniciativa­s culturais. Hoje, os reis vão visitar o Oceanário de Lisboa, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu dos Coches. Assistirão também a um concerto do Huelgas Ensemble e jantarão na Fundação Gulbenkian.

Amanhã, estarão no Porto, sendo que serão recebidos pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, que lhes vai entregar a chave da cidade. Após o almoço no Palácio da Bolsa, os monarcas belgas passarão a tarde no Parque de Ciência e Tecnologia da Universida­de do Porto, onde, para além da apresentaç­ão de cinco startups, assistem a dois colóquios.

“O facto [dos portuguese­s] colocarem tanto ênfase na Europa e ao mesmo tempo acarinhare­m as vossas tradições e a vossa rica cultura e História é para nós um exemplo”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal