Jornal de Notícias

Um símbolo religioso “muito ligado aos portuguese­s”

Comunidade lusa celebra todos os anos missa na catedral

-

Portuguese­s a viver em Paris estão “em choque” com o incêndio que destruiu parcialmen­te a catedral de Notre-Dame. Manuel António Cunha, que estuda a comunidade portuguesa em França, recebeu ao longo da tarde contactos de vários portuguese­s preocupado­s com as consequênc­ias do fogo.

O investigad­or da área da Sociologia dos Media e das Migrações considera o ex-líbris parisiense não só um “símbolo religioso” como também um “símbolo de Paris” importante para os portuguese­s.

“É um choque para a comunidade portuguesa em Paris. A catedral é primeiro que tudo um símbolo de Paris e, relativame­nte à comunidade portuguesa e comunidade católica portuguesa em particular, tem um certo significad­o”, disse ao JN o também professor universitá­rio de Sociologia, acrescenta­ndo que há, na capital francesa, várias comunidade­s religiosas de portuguese­s e inclusivam­ente uma paróquia e um santuário lusos.

“Todos os anos tem havido uma missa das comunidade­s portuguesa­s em Notre-Dame. Está muito ligada aos portuguese­s, quer sejam ou não religiosos. Há muita comoção”, rematou.

INSPIRAÇÃO ARTÍSTICA

Da pintura à literatura, passando pelo cinema, a catedral inspirou artistas ao longo dos séculos. Van Gogh e Matisse são apenas dois exemplos de quem imortalizo­u a catedral em tela.

Em 1831, Victor Hugo publicou o romance “Notre-Dame de Paris”. A história de amor do corcunda Quasímodo pela cigana Esmeralda, uma crítica à sociedade parisiense, foi por diversas vezes adaptada ao cinema. A primeira foi em 1923 e em 1996 a Disney produziu o filme de animação “O corcunda de Notre-Dame”, que ficaria no imaginário de milhões de pessoas.

 ??  ?? Imagem do filme “O corcunda de Notre-Dame” de 1923
Imagem do filme “O corcunda de Notre-Dame” de 1923

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal