Jornal de Notícias

A morte de uma eterna fazedora de sonhos

Maria Alberta Menéres, uma das pioneiras da literatura para os mais novos, morreu ontem aos 88 anos

- Sérgio Almeida sergio@jn.pt

Com livros como “Ulisses”, “Conversas com versos” ou “O poeta faz-se aos 10 anos”, chegou a muitos milhares de leitores, enriquecen­do o imaginário coletivo de gerações com as suas histórias que aliavam a veia poética a um mundo encantatór­io onde o Mal não tinha lugar. Maria Alberta Menéres, uma das autoras mais significat­ivas da literatura infantojuv­enil portuguesa, morreu ontem à tarde. Tinha 88 anos e deixou uma obra vasta, que não se cingiu à escrita para os mais novos: a sua obra poética para adultos foi igualmente extensa (15 títulos) e premiada. Em 1960, venceu o Concurso Internacio­nal de Poesia Giacomo Leopardi com o livro “Água-memória”.

O gosto pela escrita para as crianças atribuía-o a “infância feliz, que nunca terminou”, como recordou numa das últimas entrevista­s que concedeu, em 2010, ao lado da filha, a cantora Eugénia Melo e Castro.

Natural de Vila Nova de Gaia, Maria Alberta Menéres licenciou-se em Ciências Histórico-Filosófica­s pela Faculdade de Letras da Universida­de de Lisboa. Publicou o primeiro livro, “Intervalo”, em 1952, no mesmo ano em que concluiu o curso. A par do ensino e da escrita, dedicou-se a outras atividades. Foi o caso da direção de programas infantis da RTP durante 12 anos, de 1974 a 1986. Nesse ano criou o conceito do “Pirilampo Mágico”, campanha de caráter solidário que ainda hoje se mantém.

Ouvido pelo JN, o escritor António Mota recordou uma “amiga que gostava de ajudar os autores mais jovens”, destacando o convite que lhe endereçou no início dos anos 80 para participar­em na série “Vitinho”. “Era sobretudo uma pioneira. Foi a primeira autora a deslocar-se às escolas para falar de livros”, lembrou.

No total, escreveu mais de uma centena de obras para crianças. “Ulisses”, a mais popular, já vai nas 45 edições e registou mais de um milhão de exemplares vendidos. A sua poesia para adultos vai ser reunida em breve num volume, anunciou ontem a Porto Editora, num comunicado em que lamentava a morte da autora e deixava “a certeza de que a sua obra perdurará”.

 ??  ?? Maria Albertina Menéres fotografad­a em 2010
Maria Albertina Menéres fotografad­a em 2010

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal