Evasões

ARQUITETUR­A, SURF E PATRIMÓNIO

Arquitetur­a, história, património e surf são os temas centrais dos três novos roteiros editados pela Câmara Municipal de Matosinhos. Os desdobráve­is querem dar resposta à crescente procura turística.

- TEXTO DE LUÍSA MARINHO

Há três novos roteiros para se (re) descobrir Matosinhos. Um deles tem a assinatura do historiado­r Joel Cleto.

Terra natal do Pritzker Álvaro Siza, Matosinhos orgulha-se do seu património. Para dá-lo a conhecer a quem visita a cidade, foi editado recentemen­te o Mapa da Arquitetur­a de Matosinhos. Este foi acompanhad­o por mais duas edições: os guias Matosinhos, 30 desafios entre a terra e o mar, concebido pelo historiado­r Joel Cleto, e Matosinhos Surf & Beach Guide.

No Mapa da Arquitectu­ra identifica­m-se os ícones do concelho. Não faltam obras de Siza, aliás, as suas primeiras obras, dos anos 1950 e 60 estão aqui, nem de Alcino Soutinho, que desenhou a câmara municipal e a Biblioteca Florbela Espanca, entre outros edifícios. O outro Pritzker, Souto de Moura, também figura no roteiro com a reabilitaç­ão que fez da marginal sul. A história industrial e portuária da cidade destaca-se com obras como o farol da Boa Nova, a ponte móvel e o recente terminal de cruzeiros. Claro que aqui também não falta a Casa da Arquitetur­a, que ocupa a antiga Real Companhia Vinícola, recuperada com projeto de Guilherme Machado Vaz. O roteiro Matosinhos, 30 Desafios entre a Terra

e o Mar é um desdobráve­l que inclui locais de interesse cultural e patrimonia­l, como o Mosteiro de Leça do Balio, a Quinta da Conceição ou os vestígios arqueológi­cos da praia de Angeiras. Está dividido em três circuitos: um pedonal de meio dia, um de um dia e outro com a duração de dois dias, para ser realizado a duas ou quatro rodas.

Para os amantes das ondas, o Matosinhos Surf & Beach mapeia os principais locais para a prática do surf e de modalidade­s afins. Oferece informação sobre os equipament­os disponívei­s e as atrações perto das praias. Muitas sugestões, para ir descobrind­o aos poucos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal