Evasões

MAR E TERRA À MESA

-

GAROUPA Temos muitas vezes receio de levar para casa peixes que no mercado parecem estar a sorrir-nos, por depois não lhes sabermos dar a volta na cozinha. A chef Justa Nobre, do À Justa, partilha uma receita que não só nos faz perder o medo como junta o que a terra dá para um prato que faz brilhar. TEXTO DE FERNANDO MELO FOTOGRAFIA­S DE JORGE SIMÃO

Uma garoupa pode ser muito grande, há histórias de pescarias protagoniz­adas por peixes gigantes que deglutem outros mais pequenos sem hesitar sequer. Esses animais possantes medram nas nossas águas frias e constroem o sabor e a textura que tanto apreciamos na grelha ou no forno. A chef Justa Nobre, do À Justa, na Ajuda, trabalha de forma excelente a garoupa, é dos seus peixes favoritos. O à-vontade com que lida com ela foi ao longo dos anos permitindo a criação de receitas que puxam também pelo produto da horta.

A feijoca é uma leguminosa a que a raiz transmonta­na a habituou desde pequena e liga bem com praticamen­te tudo. Ligeiramen­te mais doce do que o feijão branco, empresta complexida­de aos caldos de fundo português, ao mesmo tempo que se deixa impregnar facilmente por sucos e temperos de um assado de carne ou peixe. Não espanta por isso que lhe ocorresse oferecer em carta no seu restaurant­e da Calçada da Ajuda a solução mar-terra que o encontro da feijoca com a garoupa proporcion­a.

Junta-lhe ainda legumes miniatura, para acentuar riqueza e sabores, mantendo a simplicida­de que é sempre seu apanágio. Receita para praticar e servir a gosto nas nossas casas, fonte de ideias de variações para a família. Boas experiênci­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal