Evasões

COCKTAILS PROVOCADOR­ES NO CAIS DO SODRÉ

Cocktails fora da caixa são a prata da casa do irreverent­e Caos, o bar que quer fugir à confusão da Rua Cor-de-rosa. Há bebidas que demoram uma hora a fazer e outras que incluem um pó branco «mágico» que se cheira.

- TEXTO DE NUNO CARDOSO FOTOGRAFIA­S DE GONÇALO VILLAVERDE/GI

Abriu em Lisboa mais um bar de cocktails de autor. Mas o Caos não é «apenas mais um».

No copo, o Special K mistura mezcal, sumo de toranja, infusão de gin e especiaria­s e um xarope destas últimas. Vem servido num espelho e acompanhad­o de um pó branco para colocar na língua ou cheirar antes de beber o cocktail. «É um pó mágico», ri-se Daniel Luís, o head

bartender do Caos, o novo e irreverent­e bar de cocktails do Cais do Sodré. Aquilo que parece outra substância é, afinal, açúcar em pó e pimenta-de-sichuan. «Deixa a língua ligeiramen­te adormecida e um sabor fresco na boca», acrescenta o participan­te do Barman do Ano 2017.

«Queremos ser diferencia­dores. Pelos cocktails arrojados e por sermos descontraí­dos, longe da confusão da Rua Cor-de-rosa», diz Francisco Breyner, dono do bar. O Caos chegou há três meses e assenta a oferta em oito

cocktails de autor. O bestseller Monkey Nuts é servido numa cabeça de macaco e leva, desde a origem, mais de uma hora a fazer. Isto porque mistura uma infusão de pêssegos marinados em bourbon e mezcal, hortelã, ginger beer, lima e xarope de canela. Já o J&J é o preferido dos doceiros. Leva uma infusão de rum com amendoim, Baileys, xarope de baunilha, leite de avelã e natas. Há ainda uma adaptação do Bloody Mary: o I Want Two, com gin em vez de vodka e sumo de aipo a substituir o de tomate. A cozinha está a ser preparada e fará o pairing com os cocktails. Por enquanto, a bebida faz dupla com atividades culturais. De quarta a sábado é frequente acontecere­m DJ sets ou concertos de piano. Na zona do bar será colocado um quadro de Rita Ravasco, que promete dar que falar. «É uma versão d'a Última Ceia», explica Breyner. À mesa, estarão Jesus, Hitler, Uma Thurman, Steve Jobs ou José Saramago.

A restante decoração do espaço é sui generis. Garrafões de vinho e orelhões servem como candeeiros. As paredes estão repletas com máscaras de mergulho e há revistas com Einstein na capa, prontas a ler.

CAOS Rua de São Paulo, 61 (Cais do Sodré). Tel.: 211376964 Web: facebook.com/livingcaos Das 18h00 às 02h00. Sexta e sábado, até às 03h00. Encerra domingo.. Preço: cocktails de autor desde 10 euros.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal