Evasões

ADEGA REGIONAL QUELHA

Amarante

-

AAdega Regional Quelha, no centro de Amarante, começou por ser uma tasca com 56 metros quadrados, que servia vinho de pipa e petiscos. Agora, que acaba de completar três décadas, é um restaurant­e com quase o triplo da área, focado na cozinha tradiciona­l, mas os vinhos da zona continuam a ter lugar de destaque, e o tinto bebe-se por uma típica caneca branca. «Há trinta anos, não se vendia água numa tasca, só vinho, que jorrava das pipas; as famílias e os amigos, à mesa, bebiam todos pela mesma caneca», lembra o proprietár­io e fundador, Agostinho Azevedo. Dessa bebida se diz que «é poesia engarrafad­a» – a expressão, atribuída ao escritor Robert Louis Stevenson, pode ser lida junto a um armário com garrafas.

À mesa, entradas como orelheira, presunto, fígado de cebolada, moelas, petinga frita, pimento curtido ou cogumelos shitake de Amarante, confeciona­dos segundo receita própria, preparam o caminho para os pratos mais substancia­is, como cabrito, cozido à portuguesa, tripas à moda de Amarante, polvo na brasa ou aba de vitela com batatas no forno, arroz e legumes da época, que ali tem-se em conta a sazonalida­de dos produtos. Maria do Carmo Azevedo, mulher de Agostinho, é quem cozinha. Das suas mãos saem também sobremesas. O torrão de ovos, por exemplo.

Prestar atenção a cada um dos múltiplos objetos decorativo­s, muitos deles ligados às artes tradiciona­is portuguesa­s, pode levar o seu tempo: à entrada encontra-se uma viola amarantina, marcada por dois corações, e do teto pendem jarros, funis, cabaças e outras peças que tornam ainda mais aconchegan­te o espaço, escavado na rocha e equipado com mesas e bancos de madeira. «Alguns objetos são os clientes que trazem, gostam de os ver expostos», conta o dono. E o nome? Agostinho suspende por momentos o trabalho e elucida: «Nasci aqui, a 20 metros, e desde miúdo isto foi sempre a Quelha». O restaurant­e bem tinha ar de casa.

Rua da Olivença, 20. Tel.: 255425786. Das 11h30 às 14h00 e das 19h00 às 22h00; sexta, sábado e domingo, das 11h30 às 22h00. Não encerra. Preço médio: 15 euros

A ADEGA QUE COMEÇOU POR SER UMA TASCA DE VINHO DE PIPA É AGORA UM CONCORRIDO RESTAURANT­E.

 ??  ?? Maria do Carmo Azevedo, a cozinheira da casa, e Agostinho Azevedo tomam conta do Adega da Quelha. ADEGA REGIONAL QUELHA
Maria do Carmo Azevedo, a cozinheira da casa, e Agostinho Azevedo tomam conta do Adega da Quelha. ADEGA REGIONAL QUELHA
 ??  ??
 ??  ?? ADEGA REGIONAL QUELHA ADEGA REGIONAL QUELHA
ADEGA REGIONAL QUELHA ADEGA REGIONAL QUELHA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal