Jornal de Notícias

Monumentos ganham vida através da arte

Exposição 300 peças estão espalhadas por nove imóveis históricos e seis lojas de Ponte de Lima até ao final do mês

- Idalina Casal cultura@jn.pt

Um vestido de noiva feito de papel higiénico pendurado numa capela, uma dispersão de barcos de papel à entrada de uma universida­de ou uma libélula em aço e xisto exposta num museu são algumas das três centenas de obras de arte contemporâ­nea que estão espalhadas por vários monumentos históricos de Ponte de Lima.

A exposição Art-Map tem obras de 140 artistas de 27 nacionalid­ades e integra um roteiro por nove monumentos históricos e seis espaços comerciais de Ponte de Lima.

Depois de Aveiro ter recebido a primeira edição, este ano a escolha por Ponte de Lima pareceu a “ideal” para a organizaçã­o, a cargo das curadoras Madina Zi e Isabel Patim, por ser a vila mais antiga de Portugal.

Subordinad­a ao tema “Re-conhecimen­to: arte como um saber visual”, o projeto ArtMap viu este ano triplicado­s os espaços de exposição em relação à primeira edição.

“O pressupost­o passa por colocar a arte contemporâ­nea em diálogo com edifícios históricos e nesta edição isso foi muito potenciado em Ponte de Lima”, acredita Isabel Patim. A organizaçã­o do Art-Map preocupou-se ainda em adequar as obras aos próprios edifícios e à sua história. “Quisemos criar uma narrativa das obras coerente com o próprio edifício”, explicou a curadora portuguesa.

Com obras de pintura, escultura, fotografia, vídeo, artes gráficas, design, instalação de arte e poesia, o Art-Map disponibil­iza um roteiro que permite aos visitantes percorrer os vários monumentos e um catálogo da exposição.

“Acho que Ponte de Lima se redescobri­u ao ver o potencial que os seus monumentos têm e acredito que esta exposição tem muitas potenciali­dades de continuar”, considerou Isabel, professora universitá­ria natural de Barcelos e apaixonada por arte.

“Habituamo-nos a ver os monumentos sempre da mesma forma e com esta exposição começarmos a olhá-los de outro modo”, concluiu.

 ??  ?? O vestido de noiva feito de papel higiénico, da autoria de Ulla Karttunen, está pendurado na capela das Pereiras, em Ponte de Lima
O vestido de noiva feito de papel higiénico, da autoria de Ulla Karttunen, está pendurado na capela das Pereiras, em Ponte de Lima
 ??  ?? Isabel Patim
Isabel Patim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal