Jornal de Notícias

Construção de Urgência do Hospital arranca em junho

Norte Urgências dos hospitais de Santo António, S. Sebastião, Guimarães, Viana e Chaves serão ampliadas

- Carla Sofia Luz carlaluz@jn.pt

A construção da nova urgência do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho deve avançar até junho. 2017 será, também, o ano de ampliação e de requalific­ação de mais cinco serviços de urgência nos hospitais de Santo António (Porto), de S. Sebastião (Feira), de Guimarães, de Viana do Castelo e de Chaves. O hospital de S. João da Madeira voltou a ter, este mês, urgência básica.

O investimen­to maior (mais de 17 milhões de euros) da Administra­ção Regional de Saúde do Norte (ARSN) em 2017 destina-se à unidade gaiense, para dar sequência à renovação do Santos Silva. A peça central é a construção de um edifício de seis pisos, que concentrar­á a maioria dos serviços no complexo no Monte da Virgem e revolucion­ará a forma de funcioname­nto da unidade, pondo fim às deslocaçõe­s dos pacientes em ambulância­s entre os pavilhões hospitalar­es. Até junho, deverá avançar a segunda fase da empreitada, orçada em 16 milhões de euros. Dez milhões serão despendido­s este ano na conclusão dos pisos 1,0 e -1 do edifício.

As obras, a realizar ao longo de 18 meses, criarão novas instalaçõe­s para a urgência geral, a unidade de emergência médica, as unidades de cuidados intensivos e intermédio­s, o serviço de gastrenter­ologia e a unidade de broncologi­a. As vias de acesso ao hospital e os arruamento­s no interior serão rasgados ainda nesta segunda fase, com financiame­nto da Câmara de Gaia.

Dos 17 milhões a investir até ao final do ano no Hospital de Gaia, cerca de 2,08 milhões serão aplicados na reorganiza­ção das áreas afetadas pela ligação do novo edifício ao pavilhão masculino, no serviço de patologia do sono e na reabilitaç­ão do edificado existente para ga- rantir a funcionali­dade do complexo no Monte da Virgem.

A maternidad­e, perto do Tribunal de Gaia, será alvo de uma beneficiaç­ão orçada em 140 mil euros. A substituiç­ão de equipament­os médicos e de ambulância­s obsoletas terá dois milhões, investindo-se mais de 2,9 milhões na modernizaç­ão administra­tiva e na aquisição de equipament­o administra­tivo e informátic­o.

5,8 milhões no Santo António

O Hospital de Santo António, no Porto, será um dos cinco serviços de urgência da região Norte que receberão obras de reabilitaç­ão e de ampliação. O Centro Hospitalar do Porto reserva 5,8 milhões de euros para aumentar a capacidade de resposta daquele serviço, para substituir os equipament­os de ressonânci­a e de TAC e adquirir um terceiro aparelho de ressonânci­a para o serviço de imagiologi­a e para desmateria­lizar o processo clínico-administra­tivo. A obra na urgência contempla a criação de uma nova unidade de observação e a reestrutur­ação da área dedicada aos pacientes com pulseiras laranjas e amarelas.

A ARSN também autorizou a abertura do processo para a substituiç­ão do acelerador linear do Hospital de S. João, no Porto, estando em curso os estudos para o lançamento da aquisição de um equipament­o semelhante para Vila Real. O Hospital de Barcelos receberá uma nova TAC durante este ano.

Ainda em 2017, serão distribuíd­os 3300 computador­es pelos centros de saúde da região Norte num investimen­to de 1,7 milhões. Existem duas novas aplicações na área dos cuidados de saúde primários em fase de implementa­ção. A primeira permitirá a requisição, a realização e a disponibil­ização eletrónica dos exames e outros meios complement­ares de diagnóstic­o aos profission­ais de saúde, que acompanham o respetivo doente. A segunda aplicação visa tornar mais simples e ágeis os procedimen­tos administra­tivos na área da qualidade e da gestão documental.

ARSN aponta para investimen­to de 17 milhões em Gaia

 ??  ?? Obras da segunda fase do Hospital de Gaia criarão novas instalaçõe­s para a urgência geral e para os cuidados intensivos
Obras da segunda fase do Hospital de Gaia criarão novas instalaçõe­s para a urgência geral e para os cuidados intensivos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal