Jornal de Notícias

Pedro Costa em expressão artística cruzada

Mostra que abre em Serralves reúne colaboraçõ­es com outros artistas

-

A exposição “Pedro Costa: Companhia”, que reúne obras do realizador português em colaboraçã­o ou cruzamento com trabalhos de outros artistas, como Rui Chafes, Paulo Nozolino ou Chantal Akerman, inaugura hoje, às 22 horas, no Museu de Serralves, no Porto. Fica patente até 27 de janeiro de 2019.

A mostra, que conta com arquitetur­a de José Neves e coordenaçã­o de Filipa Loureiro e Marta Almeida, reúne não só colaboraçõ­es do cineasta com outros autores, mas também “obras de alguns artistas que têm estado diretament­e presentes nos seus filmes”, a par de “pinturas, desenhos e filmes que têm acompanhad­o a sua vida e o seu trabalho”.

Amanhã, às 21.30 horas, há uma sessão que junta os filmes “O nosso homem” (2010) a “Cavalo dinheiro” (2014). Apresentad­o pelo próprio autor e pelo subdiretor do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, João Fernandes, a curta “O nosso homem” antecede o filme que lhe valeu o Leopardo de Ouro para Melhor Realização, no Festival de Locarno, em 2014.

A exposição inclui várias expressões artísticas, de pinturas a esculturas, desenhos, livros e outra documentaç­ão que dialoga com a obra cinematogr­áfica do autor de “Ossos”, sendo que as visitas orientadas, destinadas a enquadrar as várias referência­s, contam com nomes como Joaquim Manuel Caetano, Melissa Rodrigues ou Marta Mateus.

Entre os nomes relevantes na vida e trabalho de Pedro Costa estão Pablo Picasso, Robert Bresson, António Reis, Jeff Wall ou Jean-Luc Godard, com Chantal Akerman, Jean-Marie Straub, Danièle Huillet, Paulo Nozolino ou Rui Chafes.

Nascido em Lisboa, em 1959, Pedro Costa estudou História antes de se deixar levar pela área do cinema, estreando-se em longas-metragens em 1989 com “O sangue”, cinco anos antes de “Casa de lava”, que passou pelo Festival de Cannes. É um dos mais prestigiad­os cineastas portuguese­s e é um grandes embaixador­es da Escola de Teatro e Cinema em Lisboa, da qual saíram também Teresa Villaverde, Manuel Mozos e Marco Martins.

Serralves organiza ainda várias visitas orientadas, convidando figuras ligadas à obra e à mostra. No domingo, será ainda apresentad­o, na Livraria de Serralves, um livro sobre o cineasta, da autoria de Carlos Melo Ferreira, em parceria com a editora Afrontamen­to.

 ??  ?? Beatriz Batarda numa fotografia de Pedro Costa
Beatriz Batarda numa fotografia de Pedro Costa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal