Jornal de Notícias

UE trava reforma do Supremo Tribunal polaco

Segundo Bruxelas, a legislação do Governo de Varsóvia viola o princípio da independên­cia do poder judicial

- Emanuel Carneiro emanuel@jn.pt

Numa decisão histórica e de consequênc­ias políticas e institucio­nais imprevisív­eis, o Tribunal de Justiça da União Europeia (UE) suspendeu a reforma do Supremo Tribunal polaco. Pela primeira vez, a Justiça europeia, a pedido da Comissão, bloqueou temporaria­mente uma reforma tão relevante a nível constituci­onal e judicial como o desenho de um supremo tribunal.

A instância europeia, sediada no Luxemburgo, ordena ao Executivo polaco que suspenda a aplicação da nova legislação, que mantenha nos seus cargos todos os juízes afetados pela reforma e que renuncie a qualquer nomeação.

As medidas provisória­s manter-se-ão até que o Tribunal europeu delibere definitiva­mente sobre a denúncia da Comissão Europeia, que acusa a Polónia de infringir as normas comunitári­as ao aprovar uma lei que baixa a idade de reforma dos juízes do Supremo – o que forçaria a saída de quase um terço dos seus membros – e confere ao presidente da República a possibilid­ade de ampliar o número de magistrado­s.

O pedido do cumpriment­o imediato da decisão europeia por parte do Governo polaco deve-se à circunstân­cia de que a aplicação da re- forma poderia levar a “uma profunda transforma­ção do Supremo Tribunal da Polónia e derivar em sentenças sem suficiente­s garantias de independên­cia da Justiça”, salienta o Tribunal de Justiça europeu.

POSIÇÕES EXTREMADAS?

A decisão do Luxemburgo está “condenada” a agudizar ainda mais o conflito entre Bruxelas e Varsóvia. O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, que supervisio­nou o pedido das medidas provisória­s ao tribunal europeu, já expressou o receio de que o Governo polaco endureça as suas divergênci­as com o Executivo comunitári­o e opte por não acatar a decisão de ontem ou de alguma futura sentença.

Fontes europeias citadas pelo jornal espanhol “El País” advertem que, neste caso, a Polónia de Jaroslaw Kaczynski atingiria um ponto de difícil retorno e desencadea­ria uma batalha institucio­nal sem precedente­s na União.

 ??  ?? Manifestan­tes contestam, em Varsóvia, a lei que o Executivo quer implementa­r
Manifestan­tes contestam, em Varsóvia, a lei que o Executivo quer implementa­r

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal