Jornal de Notícias

Formar para ajudar crianças a terem melhor autoestima

Projeto-piloto com apoio da Gulbenkian visa combater dificuldad­es de comportame­nto e de aprendizag­em

- Alexandra Barata sociedade@jn.pt

Vanda Varela Pedrosa, 40 anos, docente da Escola Superior de Saúde do Politécnic­o de Leiria (PL) e terapeuta ocupaciona­l, vai iniciar em novembro um projeto-piloto, a nível nacional, destinado a “modelar o comportame­nto das crianças” que manifestem dificuldad­es de comportame­nto, relacionam­ento e aprendizag­em. O projeto tem o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e o protocolo foi assinado na sexta-feira.

“A metodologi­a consiste em trabalhar a autoestima, o autoconhec­imento, a gestão de conflitos, as rotinas e a gestão dos tempos mortos”, revela a docente. “Queremos criar uma rede de formadores que dê apoio a estas crianças para que tenham mais competênci­as no futuro: quando forem para a escola, fazer Erasmus, ou para o mercado de trabalho”, exemplific­a. “A ideia é abrir-lhes os horizontes”.

Financiado pela Gulbenkian, pelo PL, pelas câmaras municipais de Leiria e de Porto de Mós, o projeto tem como público-alvo profission­ais que estão mais tempo com crianças, como educadores de infância e assistente­s operaciona­is de escolas públicas, assim como elementos das comissões de proteção de crianças e jovens (CPCJ), que irão receber formação na Universida­de de Coimbra.

A formação decorre ao longo de seis sessões espaçadas, com uma média de três semanas entre elas, para que os cuidadores possam fazer leituras, ver vídeos e aplicar a metodologi­a, com o apoio de guiões, explica Vanda Pedrosa. “Num grupo de 20 e tal crianças nem sempre é fácil chegar aos mais problemáti­cos”, afirma. “Será que a forma como atuo pode mudar algo?”

Convicta de que sim, a terapeuta ocupaciona­l explica que este projeto é inspirado no modelo norte-americano Incredible Years, que se destina a dotar os adultos de conhecimen­tos que lhes permitam lidar de uma forma mais eficaz com estas crianças. A intenção de Van- da Pedrosa é alargar a intervençã­o aos pais. Com base na sua experiênci­a de 14 anos no Centro de Saúde do Cartaxo, assegura que “faz toda a diferença quando as famílias colaboram e dão continuida­de ao trabalho em casa”.

Dos 2 aos 8 anos

Este projeto prevê a intervençã­o junto de crianças dos 2 aos 8 anos, para produzir melhores resultados no futuro.

Formação em Coimbra

Os 12 a 15 cuidadores irão receber formação de Filomena Gaspar, da Universida­de de Coimbra, ao longo de 15 meses, no próximo ano.

Financiame­nto

A intenção é dar continuida­de a esta experiênci­a-piloto, financiada em 30 mil euros pela Gulbenkian e em 30 mil euros pelo PL e pelas câmaras de Leiria e de Porto de Mós.

 ??  ?? Vanda Varela Pedrosa é docente no Politécnic­o de Leiria
Vanda Varela Pedrosa é docente no Politécnic­o de Leiria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal