Jornal de Notícias

Paris e Roma tentam falar sobre devolução de migrantes

Salvini enviou Polícia para patrulhar fronteira

-

O ministro do Interior de Itália, Matteo Salvini, convidou o novo homólogo francês, Christophe Castaner, para uma reunião para melhorar a cooperação fronteiriç­a quando uma quezília em torno da devolução de migrantes pela França opõe os dois países.

“A Itália deixou de estar resignada a ser o campo de refugiados na Europa, às ordens de Bruxelas e Berlim. Espero o meu colega ministro do Interior Castaner em Roma, mas, enquanto esperamos, continuamo­s a patrulhar as fronteiras”, escreveu o também vice-primeiro-ministro e líder da Liga (partido de extrema-direita) nas redes sociais.

Anteontem à noite, a França propusera um encontro “o mais cedo possível”, mas limitado a um nível regional “para melhorar a cooperação” na fronteira.

45 MIL RECONDUÇÕE­S

Ao longo da semana, Salvini insurgiu-se várias vezes contra a devolução de migrantes, com a Polícia francesa a entrar em território italiano. Num dos incidentes, a França disse tratar-se de “um erro” por a Polícia conhecer mal a zona, no segundo caso, já argumentou que era uma “prática acordada” pelas duas partes.

“Não há acordo bilateral entre Itália e França, oficial e escrito, que permita este tipo de operação”, rebateu Salvini, destacando Polícia para a fronteira francesa na localidade de Clavière, um dos pontos a partir dos quais milhares de migrantes procuram todos os anos chegar a França. Muitos – 45 mil desde janeiro – são intercetad­os e reconduzid­os à fronteira.

Do seu lado, Castaner, em funções desde terça-feira, disse não querer “acrescenta­r polémica à polémica”, mas defendeu uma “política firme contra a imigração irregular”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal