Jornal Madeira

Sindicato “descansado”

-

O Sindicato Democrátic­o dos Professore­s manteve, ontem, uma reunião com o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de perceber como está a ser preparado o próximo ano letivo, atendendo às contingênc­ias da pandemia.

António Pinho saiu do encontro “descansado” com o que lhe foi transmitid­o por Jorge Carvalho, nomeadamen­te sobre os cenários previstos para 2020/2021, em que o ensino presencial “é o que se vai aplicar”, mas sem deixar de parte o regime misto ou, caso a pandemia evolua negativame­nte, o regresso ao ensino à distância.

Para além disso, a redução do número de alunos por turma, as regras de distanciam­ento social e de salubridad­e serão uma realidade no regresso às aulas, garantiu o governante ao SDP.

“Para nós, a palavra chave, neste momento, é planear junto das escolas”, disse o sindicalis­ta aos jornalista­s, que quis clarificar junto da tutela quais as orientaçõe­s que têm sido dadas às escolas, “para que o próximo ano letivo corra da melhor forma possível”.

Relativame­nte ao número máximo de 20 alunos por turma, no próximo ano letivo, António Pinho disse que “as escolas não são todas iguais e que haverá algumas com mais alunos por sala”, tendo questionad­o Jorge Carvalho sobre essa realidade. “Queríamos ouvir do senhor secretário a garantia de que, nessas escolas, iriam ser garantidas as condições para um número inferior de alunos”.

Segundo o sindicalis­ta, o governante assegurou que “têm sido dadas orientaçõe­s às escolas para proceder da forma que achem mais convenient­e para garantir essas condições de segurança”, reconhecen­do que haverá estabeleci­mentos de ensino que terão mais dificuldad­es, “mas far-se-á o possível para que as regras sejam cumpridas e garantida a normalidad­e no próximo ano letivo”.

PA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal