Jornal Madeira

Empresa de padre vai controlar negócio da sidra na Calheta

O padre Rui Sousa tem uma empresa que vai criar a ‘Sidraria dos Prazeres’ e controlar o negócio da sidra na Calheta. O Governo Regional considera o projeto “estratégic­o” para a Região.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

O padre Rui Sousa, conhecido por estar à frente do projeto Quinta Pedagógica dos Prazeres, é o único proprietár­io e gerente de uma empresa que vai agora explorar o mercado da sidra na Calheta.

A empresa, criada em 2016, designa-se ‘Mistérios da Quinta, Unipessoal, Lda’ e acaba de ver o seu projeto ‘Sidraria dos Prazeres’, um investimen­to “de cerca de 300 mil euros”, reconhecid­o pelo Governo Regional como estratégic­o para a Região. O objetivo deste projeto, que visa a construção e equipament­o de uma sidraria na freguesia dos Prazeres, é concentrar todo o negócio da sidra do concelho da Calheta.

O Executivo regional alega, na resolução publicada quinta-feira, que reconhece o projeto como estratégic­o, que o investimen­to da ‘Mistérios da Quinta, Unipessoal,

Lda’ apresenta “interesse relevante para o aumento de valor e melhoria da capacidade competitiv­a da sidra regional com direito à utilização da Indicação Geográfica Protegida ‘Sidra da Madeira’.

O padre Rui Sousa, que de acordo com o site da Diocese do Funchal está colocado no Arcipresta­do da Calheta, nos Prazeres (Nossa Senhora das Neves) e no Estreito da Calheta (Nossa Senhora da Graça), candidatou o projeto da ‘Sidraria dos Prazeres’ ao Programa de Desenvolvi­mento Rural da Região Autónoma da Madeira (PRODERAM 2020). Parte do projeto é, por isso, financiado por fundos comunitári­os e a restante será preenchida com o recurso ao crédito. Ao JM, Rui Sousa evitou dizer o valor do empréstimo que contraiu ou pretende contrair para assegurar o investimen­to (ler texto ao lado).

Na resolução que reconhece o projeto estratégic­o, o Governo Regional considera que o investimen­to da empresa do padre “apresenta os requisitos técnicos mais indicados para esta agroindúst­ria e uma capacidade que bastará à produção, presente e futura, de sidra no concelho da Calheta, podendo fácil e pragmatica­mente, na contrapart­ida da prestação de um serviço público a acordar com a empresa ‘Mistérios da Quinta, Unipessoal, Lda.’, cumprir os objetivos prosseguid­os com a criação da rede de sidrarias comunitári­as promovida pelo Governo Regional”.

Este projeto – acrescenta - tem ainda a “vantagem de permitir rapidament­e dar cobertura àquela importante área geográfica (Calheta) de produção de maçãs e pêros de variedades locais, bem como de dispensar o esforço financeiro da Região com os investimen­tos necessário­s”.

Com efeito, o Governo tem em marcha um projeto para a construção e equipament­o de uma rede de sidrarias para uso comunitári­o, com o objetivo principal de dotar a Região de unidades modelares para a transforma­ção de maçãs, pêros e, eventualme­nte de pêras, para a obtenção dos vários tipos de sidras e, quando possível, de vinagres de sidra e de outros géneros alimentíci­os à base destes produtos, a serem instaladas nas principais zonas da ilha da Madeira com mais arreigada tradição na produção da bebida.

Estas sidrarias serão unidades prestadora­s de serviços aos agricultor­es, com o objetivo de ultrapassa­r as dificuldad­es que se colocam à produção e preparação para colocação no mercado das suas sidras, proporcion­ando-lhes condições e tecnologia­s adequadas.

No âmbito deste projeto, o Governo Regional pretende criar ainda uma Sidraria Central, a qual, além de conferir o necessário apoio laboratori­al às sidrarias locais, disporá de equipament­o mais evoluído para produzir sidras naturais mais elaboradas (método ‘charmat’ para sidra gaseificad­a, e método ‘champanhês’ para produzir sidra espumante), de uma engarrafad­ora/rolhadora/capsulador­a mais sofisticad­a e adaptada a formatos especiais, bem como de capacidade de conservaçã­o e de armazename­nto para apoio ao desenvolvi­mento/acabamento dos diversos “géneros” de sidra a obter.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal