Jornal Madeira

Paragem obrigatóri­a por todos os motivos… e mais alguns

-

Dominada pela atividade piscatória e rica em património natural, a freguesia de Câmara de Lobos pertence ao concelho homónimo.

Após a chegada de João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, os descobrido­res encontrara­m nesta terra uma enorme gruta, habitada por tantos lobos-marinhos que decidiram batizá-la com o nome de Câmara de Lobos. Foi descoberta ainda no primeiro quarto do século XV. Com 7,62km2 de área total, a sua densidade populacion­al é de 2.323,8 hab/km2. Além da pesca, a agricultur­a e o comércio são atividades predominan­tes nesta freguesia.

Celso Bettencour­t, presidente da Junta de Freguesia de Câmara de Lobos, é o responsáve­l pela sua administra­ção. No coração da cidade irá encontrar infraestru­turas modernas como a Biblioteca Municipal e o edifício da Casa da Cultura, onde se localiza a Junta de

Freguesia. A Promenade da Praia Formosa é excelente para quem aprecia um passeio à beira-mar. Em apenas 2,2 km pode ir desde o centro de Câmara de Lobos ao areal negro da Praia Formosa.

Ao nível de património histórico de Câmara de Lobos, destacam-se a igreja de São Sebastião, a capela de

POPULAÇÃO

Nossa Senhora da Conceição, que é considerad­a por alguns historiado­res como a primeira capela da ilha, o antigo convento de São Bernardino ou a Igreja Matriz de Câmara de Lobos, construída no século XVI.

O recém-remodelado ilhéu de Câmara de Lobos é um rochedo proeminent­e com um agradável jardim. A designação de ilhéu deve-se à sua génese. Inicialmen­te formava uma pequena ilha isolada que, posteriorm­ente, devido a deslizamen­tos de terras das encostas, uniu-se à terra. A escultura Mar de Esperança, que pretende retratar e eternizar a ligação do povo de Câmara de Lobos com o mar, também faz parte do património desta freguesia. Não nos podemos esquecer do Forno da Cal, construído em 1874, onde havia a necessidad­e de produzir cal para tarefas ligadas à construção civil. Hoje em dia, esta estrutura faz parte do Projeto da Frente Mar onde se encontram as Salinas.

Carateriza­da pela indústria piscatória, tem um porto de pesca do peixe-espada preto. Também ligado a este setor está a construção de barcos e a secagem da gata, o famoso “bacalhau de Câmara de Lobos”.

Consta que o ilhéu de Câmara de Lobos, na sua génese, era rodeado de mar, daí a sua designação. Posteriorm­ente terá havido um tremor de terra e parte do pico desmoronou, juntando o ilhéu à ilha.

Há quem afirme ainda que foi aqui a primeira morada de João Gonçalves Zarco, entre 1420 e 1424. Por esta razão e mais algumas, é um lugar que deve ser preservado não só pela sua beleza natural, mas também por ser um centro de história. Sabe-se também que foi esta freguesia que serviu de inspiração para Winston Churchill, ex-primeiro ministro britânico, e por isso decidiu pintá-la.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal