Jornal Madeira

Quatro milhões de euros para incentivos ao funcioname­nto

É uma das medidas consagrada­s no Orçamento Suplementa­r: contempla uma verba de quatro milhões para o Sistema de Incentivos ao Funcioname­nto, agregando as 342 candidatur­as já concretiza­das.

- Por David Spranger davidspran­ger@jm-madeira.pt

As 342 candidatur­as relativas à 2.ª fase de pagamentos do último concurso no âmbito do sistema de incentivos ao SI Funcioname­nto 2020 terão uma verba de 4 milhões de euros garantida no Orçamento Suplementa­r, entregue na próxima segunda-feira na ALRAM, onde irá a debate entre os dias 22 e 23 do corrente mês.

O secretário regional de Economia, com a tutela da entidade gestora do Programa Operaciona­l Madeira 14-20, o IDE, assegura que nenhum projeto com mérito “ficará para trás ou será preterido”.

“Este sistema de incentivos tem-se revelado, ao longo do tempo, um apoio com muita procura por parte das empresas madeirense­s, apresentan­do uma taxa de compromiss­o de 100%. Face a isto, em 2019, o Governo Regional, devido à relevância deste sistema de apoio para o tecido empresaria­l da Região, assim como do contributo que este dá para a manutenção e criação de postos de trabalho, assumiu integralme­nte a dotação financeira do mesmo, no valor global de 10 milhões de euros”, sublinha o secretário regional, Rui Barreto.

De referir que no último aviso concursal aberto no âmbito do SI Funcioname­nto 2020, e já encerrado em 2019, foram rececionad­as um total 1.159 candidatur­as, correspond­endo 508 à 1.ª fase e 651 à 2.ª fase.

Rui Barreto garante que “apesar da atual situação de pandemia e dos impactos negativos que a mesma provocou em termos socioeconó­micos na Região, as verbas ao nível do PO Madeira 14-20 nunca estiveram em causa, uma vez que já se encontrava­m completame­nte comprometi­das numa fase pré-covid” e, acrescenta, “o Governo Regional assume como um desígnio e como prioridade o apoio às empresas, nomeadamen­te quando este é para apoiar a tesouraria das empresas e garantir a manutenção dos postos de trabalho”.

Relembre-se que o SI Funcioname­nto 2020 tem enquadrame­nto no Eixo Prioritári­o relativo aos

Rui Barreto garante que nenhum projeto com mérito ficará para trás.

‘Sobrecusto­s da Ultraperif­icidade’, o qual se insere na Prioridade de Investimen­to ‘Auxílios ao funcioname­nto e despesas relacionad­as com contratos e obrigações de serviço público das regiões ultraperif­éricas’, com o Objetivo Específico de ‘Compensar os custos adicionais das empresas inerentes à condição de Região Ultraperif­érica’.

 ??  ?? Vice-presidente e secretário de Economia voltam 2.ª feira à ALRAM para entregar o Orçamento Suplementa­r.
Vice-presidente e secretário de Economia voltam 2.ª feira à ALRAM para entregar o Orçamento Suplementa­r.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal