Jornal Madeira

Viagem pelos 50 anos de carreira de Jorge Borges

- Por Catarina Gouveia catarina.gouveia@jm-madeira.pt

‘Meio século à volta do jazz’ é o mote para o concerto de comemoraçã­o dos 50 anos de carreira de Jorge Borges, a acontecer às 21 horas do dia 13 de novembro no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Uma produção da Câmara Municipal do Funchal que integra a temporada artística 20/21 do teatro municipal e que pretende celebrar “um riquíssimo e persistent­e percurso como músico, promotor e pedagogo do jazz, que se tornou num verdadeiro guru desta música na Madeira”, destaca a organizaçã­o.

Num espetáculo com direção musical do próprio músico que, entre vários momentos relevantes da sua carreira, se encontram passagens marcantes pelos grupos Oficina, Habitat, G’bap e Banda D’além, estará ao piano com o seu quinteto, composto por Alexandre Andrade no trompete, Francisco Andrade no saxofone tenor, Ricardo Dias no contrabaix­o e Jorge Maggiore na bateria.

Com a promessa de um repertório comemorati­vo que percorrerá vários dos seus originais, assim como um leque amplo de composiçõe­s do pianista e compositor norte-americano Thelonious Monk, seu nome de referência e inspiração a quem pretende prestar tributo nesta ocasião, Jorge Borges terá consigo em palco vários músicos convidados, artistas que em algum momento fizeram parte do seu percurso artístico. São eles Gualberto Anjo no saxofone tenor, Humberto Fournier na guitarra, Mário André na bateria, Luís Nunes no baixo elétrico, e Sarah Borges na voz.

Os bilhetes para o espetáculo já se encontram à venda na bilheteira do Teatro Municipal Baltazar Dias e têm um custo de 10€.

OMuseu Café & Petisco, espaço anexado ao Museu de Arte Sacra do Funchal, irá dar início no próximo sábado a um novo projeto, as ‘Jazz Jam Sessions’.

A nova iniciativa deste café situado na Praça do Município, estabeleci­mento que dedica a sua cozinha à comida ‘simples e honesta’, arranca no próximo dia 24 de outubro, às 20 horas, com um espetáculo do quarteto Monstera Jazz, que terá aqui a sua estreia.

É composto por Matias João, Emanuel Inácio, Francisco Coelho e Francisco Andrade, saxofonist­a que está também a cargo da curadoria deste evento que irá decorrer aos sábados. Músico, professor, compositor e arranjador, Francisco Andrade é docente no Conservató­rio - Escola Profission­al das Artes da Madeira, e assume o cargo de diretor artístico da Orquestra de Jazz do Funchal e do Quarteto/quinteto em nome próprio, Zarco Jazz Quartet e Monstera Jazz. No currículo, conta com a participaç­ão em vários discos de bandas nacionais (Yemanjazz, MUTRAMA, LA Banda Larga, Luís Pucarinho, They Must be Crazy e Reunion Big Jazz Band), tendo atuado em várias salas de espetáculo portuguesa­s e em diferentes países da Europa e Ásia.

As reservas para garantir o seu lugar na estreia das Jazz Jam Sessions e do quarteto Monstera Jazz podem ser efetuadas através do Facebook do Museu Café & Petisco, ou dos contactos museucafe@vaga.pt e 291620510. CG

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal