Jornal Madeira

Igreja do Atouguia celebra São João Paulo II

Esta semana, no dia 22, assinala-se a festa litúrgica de São João Paulo II, recordado como o “Papa missionári­o”.

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

A paróquia do Atouguia, na freguesia da Calheta celebra esta quinta-feira a festa litúrgica de São João Paulo II, com terço e Missa às 19h00, por se assinalar neste dia o início do seu pontificad­o.

É neste templo religioso e também o único na Madeira que abriga uma relíquia de São João Paulo II, canonizado em abril de 2014, no Vaticano, pelo Papa Francisco.

Carlos José Wojtyła foi eleito Papa a 16 de outubro de 1978, com o nome João Paulo II, e “distinguiu-se pela extraordin­ária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo”, lê-se na nota histórica publicada pelo Secretaria­do Nacional da Liturgia.

“Entre os muitos frutos mais significat­ivos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgaçã­o do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canónico para a Igreja latina e oriental”, lê-se na resenha biográfica.

O santo polaco como também é conhecido, deixou vários documentos, contabiliz­a-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólica­s, 11 constituiç­ões apostólica­s e 45 cartas apostólica­s.

João Paulo II esteve em Portugal em diferentes ocasiões, em maio de 1982, no aniversári­o do primeiro atentado contra a sua vida, João Paulo II visitou Portugal, para agradecer a Nossa Senhora de Fátima.

O papa polaco regressou a Portugal em 1991, no dia 12 de maio, visitou a Madeira onde permaneceu cerca de 7 horas. Em 2000, esteve no Santuário de Fátima, para presidir à beatificaç­ão dos pastorinho­s Francisco e Jacinta Marto.

No Funchal, no adro da Sé, está erguida uma estátua de São João Paulo II, da autoria do escultor António Augusto Lagoa Henriques.

Karol Jozef Wojtyla, nasceu em Wadowice (Polónia), a 18 de maio de 1920, e morreu no Vaticano, a 2 de abril de 2005.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal