Jornal Madeira

CDS exige defesa da frota pesqueira

-

argumentou que a pandemia provocou “uma paragem a fundo na saúde” e que estabelece­r paralelos entre a situação nacional e regional da covid-19 é “comparar o incomparáv­el”. Já o também socialista Élvio Jesus acusou o Governo Regional de usar a pandemia para “amedrontar as pessoas”, “alimentar o contencios­o com o continente” e “salvar a coligação”. O deputado aludiu ainda ao que considerou medidas desproporc­ionais para a situação que a Madeira atravessa, posição partilhada por Olga Fernandes.

Em resposta, Conceição Pereira comparou a atitude dos deputados socialista­s às de “Trump e Bolsonaro”, consideran­do tratar-se de uma desvaloriz­ação da gravidade da pandemia.

Silêncio por Helena Marques

Já a sessão plenária estava em andamento quando foi conhecida a notícia da morte de Helena Marques, escritora e jornalista filha de madeirense­s, o que levou a que fosse cumprido um minuto de silêncio.

Antes, o parlamento já havia discutido um voto de louvor do CDS à artista madeirense Júlia Ochôa, por ter sido uma das vencedoras do Festival Internacio­nal de Belgrado, e ainda um voto de protesto do PSD, contra a Federação Portuguesa de Ciclismo, por não ter

O CDS apresentou ontem uma recomendaç­ão ao Governo da República para insistir junto das instâncias europeias sobre a necessidad­e de medidas para recuperaçã­o da frota espadeira, e preservaçã­o e proteção do peixeespad­a-preto. A deputada Ana Cristina Monteiro salientou que a frota pesqueira da Região se encontra “em declínio acentuado, não oferece segurança aos pescadores e as condições a bordo não são dignas de uma região integrada na União Europeia”. A parlamenta­r do PS Marina

Barbosa complement­ou que é preciso dar atenção também “às condições deste setor em terra, que são deficitári­as”, pelo que

“não basta uma frota renovada”, sendo necessário “atrair novos pescadores para não correr o risco de esta atividade se extinguir” no arquipélag­o. Já Elisa Seixas considerou que as negociaçõe­s com Bruxelas nesta área “são difíceis”, apontando que os Governos nacional e regional “devem conjugar esforços para garantir esta frota, que faz parte da identidade da Região”.

inscrito Emanuel Pombo no Campeonato do Mundo de Downhill.

O presidente da ALRAM, José Manuel Rodrigues, fez ainda questão de manifestar, em nome da Mesa, pesar pela morte do ex-deputado João Paulo Gomes.

 ??  ?? O parlamento regional respeitou um minuto de silêncio pela morte de Helena Marques.
O parlamento regional respeitou um minuto de silêncio pela morte de Helena Marques.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal