Jornal Madeira

Investe RAM derramou 58 milhões nas empresas da Madeira

IDE diz que recebeu e tratou, até 16 de outubro, 3.596 candidatur­as. Segunda fase das candidatur­as a esta linha, com 42 milhões disponívei­s, abre hoje. Empresas podem duplicar o montante do empréstimo.

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Até 16 de outubro, data de encerramen­to da primeira fase de candidatur­as à Investe RAM, foram derramados 58 milhões de euros nas empresas da Região. Os dados são do Instituto de Desenvolvi­mento Empresaria­l.

A entidade gestora desta linha recebeu e tratou 3.596 candidatur­as, mas as empresas têm, a partir de hoje, a oportunida­de de duplicar o montante do empréstimo benefician­do das mesmas condições de financiame­nto, com a abertura da 2.ª fase da Linha de Crédito Investe RAM Covid-19.

Também hoje abre uma nova fase de candidatur­as ao Programa de Apoio às Iniciativa­s Empresaria­is das micro e pequenas empresas da Região Autónoma da Madeira, o Inicie+, adiantou ao JM o gabinete da Secretaria Regional da Economia. Este mecanismo consiste numa medida de apoio financiada pela reutilizaç­ão de ajuda reembolsáv­el concedida no âmbito do Programa Intervir+.

De acordo com a tutela de Rui Barreto, a Investe RAM permitiu manter 26 mil postos de trabalho, em todos os concelhos da Região. Este mecanismo de apoio tem como setores mais representa­tivos os Serviços (13 milhões de euros), o Comércio (13 milhões de euros) e o Turismo (11 milhões de euros).

No caso do Porto Santo, o balanço

O Instituto Nacional de Estatístic­a alerta que o ritmo de recuperaçã­o da economia, após o choque inicial da crise pandémica, desacelero­u em setembro face aos meses de verão, de acordo com a Síntese Económica de Conjuntura do mês passado divulgada esta terça-feira. da Linha de Crédito evidencia 62 operações aprovadas, cujo montante supera os 758.000 euros.

“Esta linha foi absolutame­nte inovadora e o Governo realizou um processo de alavancage­m para que este instrument­o financeiro tivesse as melhores condições ao nível nacional. Agora, encontrand­o-se numa fase de achatament­o, vamos abrir a uma segunda fase, dando a possibilid­ade de as empresas poderem dobrar o valor do empréstimo”, declara Rui Barreto, secretário regional da Economia.

De referir que para a 2.ª fase de candidatur­as à Investe RAM estão disponívei­s 42 milhões de euros, ou seja, o valor remanescen­te de um total de 100 milhões de euros.

“Recorde-se que a linha de apoio às empresas da Madeira e do Porto Santo foi operaciona­lizada pelo Governo Regional em tempo recorde e numa conjuntura absolutame­nte excecional. Foi uma das medidas pioneiras do Executivo, lançada em meados de março, no início da pandemia”, sublinha Rui Barreto, acrescenta­ndo que “o objetivo foi acudir ao tecido empresaria­l da Região, apoiando no pagamento de despesas de tesouraria e na manutenção dos postos de trabalho permanente­s”.

INE alerta para ritmo mais lento na recuperaçã­o da economia

Endividame­nto da economia portuguesa atinge recorde de 736.600 M€

O endividame­nto da economia portuguesa, que engloba as empresas, os cidadãos e o Estado, subiu 1.700 milhões de euros em agosto, face a julho, fixando-se nos 736.600 milhões de euros, acima do recorde alcançando em maio, de 735.800 milhões de euros, segundo os dados do Banco de Portugal divulgados esta terça-feira.

 ??  ?? Investe RAM permitiu manter 26 mil postos de trabalho, segundo a Secretaria da Economia.
Investe RAM permitiu manter 26 mil postos de trabalho, segundo a Secretaria da Economia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal