Jornal Madeira

Jovens cristãos celebram dia com programa “comedido”

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

Neste fim de semana, 24 e 25 de outubro, o Movimento JC+M vai assinalar o seu 46.º aniversári­o, com um programa mais reduzido, devido à pandemia. “Será uma celebração mais comedida e cumprindo todas as regras emanadas pela DGS, como a higienizaç­ão das mãos, o uso de máscara e a distância de segurança”, expõe Lídio Aguiar.

O programa proposto pelo movimento inclui uma vigília de oração, a partir das 20h00, no sábado, na paróquia do Estreito de Câmara de Lobos, a ser orientada pelo padre José Luís. No dia seguinte, os jovens têm encontro marcado a partir das 14h00, na igreja paroquial do Caniço, com o acolhiment­o do cónego Rui Pontes e a missa de ação de graças presidida pelo bispo diocesano, prevista para as 15h00.

O guião para o domingo, dia 25, arranca com uma atividade mais lúdica, com o título ‘Música com Palavra’. A iniciativa tem como ponto de partida música e autores portuguese­s, onde “os jovens vão ser convidados, para numa palavra, definir essa música, pois são letras com mensagens fortes”, desvenda Lídio Aguiar, do Movimento JC+M, que acrescenta que “será uma oportunida­de para apreciar e ouvir a música de uma outra maneira”.

Sendo que os vocábulos atribuídos a cada canção serão “palavras de ordem para o nosso dia a dia, chegam em forma de convite a cada um de nós”, frisa Lídio Aguiar. Este momento será conduzido pela chefe dos escoteiros de Machico, Laura Aguiar.

Apesar do momento atual, o dirigente apela à participaç­ão dos jovens, confirmand­o que os locais estão devidament­e preparados e com segurança, “visto que vamos estar nos espaços que essas duas paróquias têm com os espaçament­os de pessoas”.

Neste tempo de incertezas e restrições, o Movimento de Jovens Cristãos da Diocese do Funchal refere que “é preciso sermos mais moderados e toda a atividade ficou reduzida ao aniversári­o, visto as outras iniciativa­s, por orientaçõe­s da Igreja, não foram realizadas, ficamos limitados no trabalho que estávamos a fazer”. No entanto, o movimento ainda apoiou um grupo de jovens que se preparavam para o crisma na paróquia da Encarnação.

“Venham com abertura para participar neste fim de semana”, apesar de reduzida na atividade. “É muito ao nível de valor espiritual”, reforça o convite.

O tema da vigila de oração incide naquele que a Diocese tem para o novo ano Pastoral, a Eucaristia, no entanto, o apelo é “viva a Eucaristia, no fundo é viver aquilo que vai ser feito, dentro das igrejas, nas paróquias, mas a sair de lá com o coração cheio e pôr em prática”, apela Lídio Aguiar.

 ??  ?? Paróquia do Caniço acolhe aniversári­o dos Jovens Cristãos da Madeira (JC+M).
Paróquia do Caniço acolhe aniversári­o dos Jovens Cristãos da Madeira (JC+M).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal