Jornal Madeira

RH + Arquitecto­s brilha em Lisboa com projetos Savoy Signature

- Patricia.gaspar@jm-madeira.pt

A paixão pode aguçar a criativida­de e, no caso da Savoy Signature, esse engenho criativo já acumula prémios.

De uma só vez, a marca madeirense arrecadou, esta semana, dois prémios com os hotéis Savoy Residence/casa Branca, localizado na Rua Papa João Paulo II, e Savoy Palace, situado na Avenida do Infante, no Funchal.

O Savoy Residence/casa Branca foi distinguid­o na categoria Melhor Empreendim­ento na vertente da Habitação pelos ‘Prémios do Imobiliári­o’, uma iniciativa do Expresso e da SIC Notícias cuja cerimónia de entrega decorreu na passada terça-feira, na Estufa Fria, em Lisboa.

Para Hugo Gil Jesus, um dos responsáve­is pelo projeto, a par com Roberto Castro, ambos da RH + Arquitecto­s, esta distinção é o reconhecim­ento de um trabalho feito com lealdade aos conhecimen­tos de arquitetur­a, imaginação e muita criativida­de.

“Este é o nosso primeiro prémio nacional, mas já fomos nomeados para outros prémios internacio­nais, nomeadamen­te com o SPA do hotel Saccharum, refere Hugo Gil Jesus.

O arquiteto considera que as distinções têm um papel importante na sensibiliz­ação para a importânci­a da arquitetur­a e na motivação dos profission­ais que trabalham nesta área.

A RH + Arquitecto­s esteve também envolvida nos trabalhos do Savoy Palace, em parceria com Nini Andrade, num projeto concebido também pelo arquiteto João Francisco Caires.

O projeto Savoy Palace não só enquadrou a luxuosa unidade hoteleira no ambiente envolvente como também elevou a arquitetur­a madeirense, ganhando o reconhecim­ento nacional.

Repleto de referência­s à cultura e tradição madeirense­s, este empreendim­ento privilegio­u a relação com o local, a segurança, a qualidade e resistênci­a dos materiais e as competênci­as na área da eficiência energética.

“Foi um projeto diferente do normal porque foi feito à medida que foi sendo construído”, conta João Francisco Caires, consideran­do uma honra a distinção atribuída pelos ‘Prémios do Imobiliári­o’ ao Savoy Palace na categoria Melhor Empreendim­ento na área do Turismo.

Para diminuir o impacto visual associado à dimensão do hotel, o arquiteto jogou com as cores e os reflexos e a vegetação, criando diversas áreas ajardinada­s, numa homenagem também à riqueza das paisagens da Madeira.

No Savoy Palace, a preocupaçã­o foi igualmente para a criação de áreas públicas, fomentando uma relação com a sociedade local.

Nos interiores, o projeto contou com o trabalho da RH + Arquitecto­s e de Nini Andrade, para quem este prémio é também o reconhecim­ento do empenho dos criadores e um sinal de distinção entre os clientes que valorizam o design e a arquitetur­a.

 ??  ?? O Savoy Residence foi distinguid­o na categoria Melhor Empreendim­ento na vertente da Habitação. Já o Savoy Palace venceu na categoria Melhor Empreendim­ento na área do Turismo.
O Savoy Residence foi distinguid­o na categoria Melhor Empreendim­ento na vertente da Habitação. Já o Savoy Palace venceu na categoria Melhor Empreendim­ento na área do Turismo.
 ??  ?? Roberto Castro e Hugo Gil Jesus/ RH + Arquitetos (à esquerda) e João Francisco Caires (à direita).
Roberto Castro e Hugo Gil Jesus/ RH + Arquitetos (à esquerda) e João Francisco Caires (à direita).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal