Jornal Madeira

Alugar ou comprar é mais caro na Madeira 315 785

- Patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Contrarian­do as expetativa­s, o preço médio dos imóveis localizado­s na Madeira e anunciados no portal Imovirtual aumentou em setembro. Já o valor do arrendamen­to caiu na Região.

De acordo com os indicadore­s do Imovirtual, a Madeira continua entre as regiões do País com preços mais altos para comprar ou vender casa.

No todo nacional, o preço médio dos imóveis anunciados no Imovirtual para venda em Portugal foi de 339.680 euros em setembro de 2020, assistindo-se a uma ligeira descida de -0,04% face ao mês anterior quando se registou um preço médio de 339.799 euros.

A Madeira foi uma exceção, com o preço médio de venda a aumentar 1,29% entre agosto e setembro. Ou seja, de 311.767 euros passou para 315.775 euros.

À semelhança de Lisboa, os restantes três distritos mais caros para comprar um imóvel foram Faro, a Região Autónoma da Madeira e o

Preço médio para venda em setembro para os imóveis da Madeira anunciados no Imovirtual.

Preço médio do arrendamen­to em setembro.

Porto, que apresentar­am um ligeiro aumento na variação do preço médio de venda, à exceção de Faro.

Já no que concerne ao arrendamen­to, o valor médio desceu 0,38% na Madeira, passando dos 788 euros, em média, para os 785 euros.

Lisboa continua a liderar o top de distritos mais caros para arrendar um imóvel, podendo uma renda chegar a custar em média 1.355 euros.

Os restantes distritos são o Porto, Setúbal e a Região Autónoma da Madeira.

Em setembro , a taxa de juro implícita no crédito à habitação, na Região Autónoma da Madeira (RAM), fixou-se em 0,862%, registando um decréscimo de 0,012 pontos percentuai­s (p.p.) face ao mês anterior (0,874%). Note-se que em setembro de 2019, a taxa de juro implícita no crédito à habitação era superior, de 1,017%.

O valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação diminuiu para os 229 euros, tendo os juros se fixado nos 41 euros (menos 1 euro do que no mês anterior) e a amortizaçã­o nos 188 euros (menos 1 euro do que no mês anterior). Em setembro de 2019, o valor médio da prestação vencida era de 222 euros.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal