Jornal Madeira

Madeira há oito meses sem novas aprovações

-

Depois de um começo em força, a Madeira está há oito meses com uma dúzia de projetos aprovados no âmbito Instrument­o Financeiro para a Reabilitaç­ão e Revitaliza­ção Urbana (IFRRU 2020), um número atingido em dezembro do ano passado, que consta do mais recente quadro de operações disponibil­izado online, referente a 31 de agosto passado.

Dos 12 projetos contemplad­os na Região, 11 estão localizado­s no Funchal e um em Câmara de Lobos.

O investimen­to contratado é de 31 milhões de euros. Os Açores mantêm apenas um projeto aprovado, beneficiad­o em 300 mil euros.

A região Norte é que tem mais operações aprovadas, 105, seguida por Lisboa, com 67, ainda que com valores diferentes; os projetos do Norte absorvem 289 milhões de euros e os de Lisboa, apesar de em menor número, contratara­m 302 milhões de euros.

Acima da RAM está a região Centro, com 40 operações e um financiame­nto total de 47 milhões de euros. Segue-se o Alentejo, com 11 operações aprovadas, financiada­s em 12 milhões de euros, e o Algarve, com 9 operações que atingem no conjunto 19 milhões de euros de apoio financeiro.

De acordo com o referido quadro, são 245 os contratos de financiame­nto aprovados, contudo, o Ministério de Pedro Nuno Santos (das Infraestru­turas e da Habitação), em comunicado divulgado em finais de setembro, alude a mais três projetos, desconhece­ndo-se a região a que se referem.

O IFRRU - programa de incentivo à reabilitaç­ão urbana com apoios comunitári­os - teve início há cerca de três anos e atingiu os 700 milhões de euros de investimen­to.

No mesmo comunicado, o Ministério refere que concluída a reabilitaç­ão, 105 destes edifícios terão uso habitacion­al, sendo os restantes 129 destinados a atividades económicas e 14 a equipament­os de utilização coletiva abrangendo equipament­os culturais públicos e sociais e de apoio social bem como as residência­s para estudantes. Na sua maioria (186), os projetos são promovidos por empresas e os restantes por particular­es, IPSS e Câmaras

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal