Jornal Madeira

PSD vai votar contra proposta do Governo

Decisão foi comunicada ontem. O presidente do PSD classifico­u a proposta de Orçamento de Estado para 2021 como irrealista e previu um Retificati­vo.

-

Rui Rio anunciou, ontem, que o PSD vai mesmo votar contra o Orçamento do Estado para 2021.

O presidente do PSD classifico­u a proposta de Orçamento de Estado para 2021 como irrealista, prevendo um Retificati­vo, e acusou o Governo de, nos anos de cresciment­o, não ter preparado o país para as dificuldad­es.

No discurso de encerramen­to das jornadas parlamenta­res do partido, em que anunciou o voto contra dos sociais-democratas, Rio recorreu - tal como já tinha feito em outras ocasiões - à fábula da cigarra e da formiga, que diz ter aprendido “na instrução primária”.

“Este Governo durante o verão, que foi o período de cresciment­o, cantou e dançou e, agora que vieram as dificuldad­es, tem uma tarefa mais difícil pela frente do que poderia ter se tivesse tomado uma atitude mais correta e mais equilibrad­a, que era olhar mais para o futuro e menos para o presente”, criticou, consideran­do que as opções passadas do Governo condiciona­ram a forma como o País pode lidar com a pandemia de covid-19.

Já o BE fez saber que, nas negociaçõe­s orçamentai­s, o Governo recusou qualquer abertura para as propostas bloquistas sobre o Novo Banco e lei laboral, mas apresentou sugestões sobre SNS e prestação social, que estão a ser analisadas pelo partido.

Os bloquistas mantêm "a disponibil­idade para chegar a um acordo", desde que tenha "um significad­o político

Precários contribuem para o aumento do desemprego

de materializ­ar um orçamento que responda nos mínimos" daquelas que são as necessidad­es do País.

Também o PCP admitiu, ontem, que “naturalmen­te” o voto favorável no Orçamento do Estado de 2021 está “mais distante” e insistiu que mantém todas as opções em aberto,

Os contratos a prazo continuam a dominar as novas inscrições nos centros de emprego do País devido à pandemia, com mais 185.000 precários registados no desemprego desde março. Representa­m 55% dos novos desemprega­dos acumulados no espaço de sete meses. como a abstenção e o voto contra.

A uma semana da votação na generalida­de, na Assembleia da República, o Governo ainda não tem garantida aprovação do Orçamento do Estado de 2021, estando em conversaçõ­es com o BE, PCP, PEV e PAN.

FMI avisa que há riscos para a liquidez das empresas europeias no final do ano

O Fundo Monetário Internacio­nal alerta que poderá haver falta de liquidez nas empresas europeias a partir do final do ano, tendo em conta o choque da covid-19, de acordo com as Perspectiv­as Económicas Regionais. Nas economias avançadas, como é o caso de Portugal, as medidas podem reduzir a escassez de liquidez em quatro quintos, em média.

 ??  ?? Presidente do PSD classifica a proposta de Orçamento de Estado como irrealista.
Presidente do PSD classifica a proposta de Orçamento de Estado como irrealista.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal