Jornal Madeira

Jovem madeirense infetado deixa aoerta ňn£o desfonŭnem em demasiaʼn

A Madeira regista mais nove novos casos de infeção pelo novo coronavíru­s e tem outras 19 situações em estudo, 10 relacionad­as com contactos de casos positivos. Ontem, o relatório do IASAÚDE dava conta de mais três doentes recuperado­s.

- Por Carla Sousa carlasousa@jm-madeira.pt

Um jovem estudante universitá­rio madeirense infetado com o novo coronavíru­s deixa um alerta a todos os que descredibi­lizam o impacto do vírus e minimizam as suas consequênc­ias.

Querendo manter o anonimato, este jovem natural da Madeira e a estudar em Lisboa manteve contacto direto com um caso positivo no passado dia 8 de outubro. Por recomendaç­ão da Saúde 24, ficou em isolamento em casa e no dia 18 recebeu indicações de que deveria manter esse procedimen­to até ao dia 22 e que a partir do dia 23 de outubro, por não ter sintomas, poderia retomar a sua vida normal.

Ao JM, o jovem refere que “por não achar correto, decidi fazer um teste à covid-19”, por sua conta, para ter a certeza que não estava infetado. Na passada terça-feira, um dia após a realização do teste, recebe o resultado: positivo para a covid-19.

Nesse mesmo dia, contactou a Saúde 24 a informar do resultado do teste e “o que me disseram foi que aguardasse contacto por parte do delegado de saúde para que ele agendasse novo teste”. Mas até agora… nada.

O jovem madeirense continua assintomát­ico e a aguardar o contacto das autoridade­s de saúde, mas deixa um alerta aos seus conterrâne­os, “jovens como eu, para que não desconfine­m em demasia e não descurem das regras de segurança, porque mesmo assintomát­icos podemos infetar alguém”.

Na Madeira, e como o JM divulgou na sua edição impressa do passado dia 20, o vírus tem incidido mais em jovens com idades compreendi­das

entre os 20 e os 29 anos.

Mais 9 casos de covid

Ontem, a Madeira registava mais nove novos casos positivos de covid-19. Trata-se de oito casos importados (cinco da Polónia, um do Reino Unido, um da região de

Lisboa e Vale do Tejo e um da região norte de Portugal) e um caso de transmissã­o local, associado a um contacto com um viajante que, após uma estada de curta duração na RAM, regressou à origem, tendo testado positivo posteriorm­ente.

São, atualmente, 115 os casos ativos na Região, dos quais 106 são casos importados identifica­dos no contexto das atividades de vigilância implementa­das no aeroporto da Madeira e nove são casos de transmissã­o local.

O balanço de ontem divulgado pelo IASAÚDE dava ainda conta de três novos casos recuperado­s bem como de 19 novas situações que se encontram em estudo pelas autoridade­s de saúde, designadam­ente nove situações provenient­es da operação de rastreio do aeroporto e 10 relacionad­as com contactos de casos positivos.

Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam 14.041, mais 37 chamadas nas últimas 24 horas, e o total de atendiment­os pela linha de acompanham­ento psicológic­o do IASAÚDE, IP-RAM (291 212 399) é agora de 2.342, com 192 pessoas acompanhad­as pelos profission­ais deste instituto.

 ??  ?? Dos nove novos casos de covi-19 registados ontem na Madeira, oito são importados.
Dos nove novos casos de covi-19 registados ontem na Madeira, oito são importados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal