Jornal Madeira

Contactos diretos de casos positivos do 1.º ciclo sem isolamento

-

A comunidade escolar das escolas básicas do 1.º ciclo do concelho de Câmara de Lobos não percebe a atuação da delegada de saúde do concelho relativame­nte a vários casos positivos de covid-19 de alunos nesta área de ensino.

Enquanto nas escolas do 2.º ciclo os alunos e professore­s de contactos diretos ficam, também, em isolamento até realizarem os testes PCR, nas escolas do 1.º ciclo tudo se altera, soube o JM.

Ontem, logo pela manhã, houve alunos de várias turmas que foram para a escola quando há colegas dessas turmas com testes realizados positivos devido a contactos familiares, que também testaram positivo para o vírus Sars-cov-2.

Sendo um concelho de risco extremo, alguns docentes acham que alunos e professore­s do 1.º ciclo correm sérios riscos por esses alunos continuare­m a ir para a escola, depois de contactos diretos. Também os professore­s correm o risco de serem contaminad­os com o vírus, já que em vez de continuare­m na escola também deviam estar em casa.

António Pinho, do Sindicado Democrátic­o dos Professore­s, revela ao JM que não tem “conhecimen­to dessa situação”, já que nenhum associado ou outro professor comunicou esse procedimen­to. Porém, o responsáve­l sindical acrescenta que se isso se passa – e acredita nos professore­s que denunciara­m essa situação – há grandes “incongruên­cias da delegada de saúde, pois trata-se da mesma pessoa que é a autoridade de saúde para todas as escolas do concelho”.

 ??  ?? Escolas do 1.º ciclo de Câmara de Lobos com tratamento diferencia­do.
Escolas do 1.º ciclo de Câmara de Lobos com tratamento diferencia­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal