Jornal Madeira

Revisão do sistema eleitoral consensual

-

O sistema eleitoral português precisa ser revisto. De uma forma geral, esta foi a ideia comum deixada pelos comentador­es do programa ‘Política 5.0’, transmitid­o quarta-feira, na 88.8 JM FM, com reposição amanhã, também nas rádios Calheta e Santana FM. De resto, essa constataçã­o de Carina Ferro, Rubina Berardo, João Paulo Marques e João Pedro Vieira foi reforçada pela convidada, Guida Vieira, que considerou mesmo o sistema “caduco”.

As eleições presidenci­ais marcaram a primeira parte do programa com a política e ativista feminina a considerar a campanha para as eleições presidenci­ais como “estranhíss­ima e uma desgraça autêntica, em termos de tempos de antena, pois não foram esclareced­ores”.

Perante a possibilid­ade de grande abstenção, João Paulo Marques sublinhou que “se perdeu uma oportunida­de para rever o sistema eleitoral”. Defende “uma melhor implementa­ção do voto antecipado e do voto eletrónico, e um aumento do período eleitoral''.

O ex-deputado do PSD não deixa de criticar o facto de não se ter conseguido adiar as eleições. João Pedro Vieira reforçou esta ideia lembrando que aquando da aprovação da lei excecional que permitiu às pessoas votarem em confinamen­to e em estado de emergência, também se deveria ter tido em conta que este seria um período alto de pandemia, concluindo que será “uma eleição sem história, que vai dar lições para o futuro”.

Carina Ferro lembrou que “as autonomias foram esquecidas, e parece que somos um mundo à parte e que só se interessam por nós se os nossos votos forem determinan­tes para apurar o vencedor”. Rubina Berardo questionou o apoio de Miguel Albuquerqu­e a Marcelo Rebelo de Sousa, consideran­do que o atual presidente não assumiu as grandes questões autonómica­s como era esperado.

André Ventura mereceu críticas generaliza­das com Rubina Berardo, Carina Ferro e João Paulo Marques a elegerem Tiago Mayan como a grande surpresa e João Pedro Vieira lamentou o facto de haver socialista­s a assumirem o voto em Marcelo Rebelo de Sousa.

Sobre a pandemia, Guida Vieira diz que “a situação na Região está descontrol­ada”. Não acredita que “não haja transmissã­o local, como dizem as autoridade­s de saúde madeirense­s” e lamenta “a morte de pessoas com covid-19, em casa” . Rubina Berardo não tem dúvidas de que a “falsa sensação de segurança fez disparar os números”, enquanto João Paulo Marques defende “o regresso das conferênci­as de imprensa das autoridade­s regionais, como meio de esclarecim­ento da situação à população”. João Pedro Vieira foi crítico para com o comportame­nto das pessoas. MG

 ??  ?? Programa Política 5.0 tem reposição amanhã na 88.8 JM FM.
Programa Política 5.0 tem reposição amanhã na 88.8 JM FM.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal