Jornal Madeira

Reembolsos poderão ser feitos a Este e a Oeste

- Por Carla Ribeiro

A ideia estava já pensada antes da pandemia. No entanto, o novo coronavíru­s veio dar mais força ao projeto. A partir da primeira semana de fevereiro, os reembolsos no Instituto de Administra­ção da Saúde ( IASAÚDE) poderão ser feitos, além do balcão na Rua das Pretas, em extensões que vão ser criadas nos centros de saúde da Ribeira Brava e de Machico. Isto mesmo foi confirmado, ontem, ao JM, por Rita Andrade, presidente do conselho diretivo daquele órgão institucio­nal.

Até agora, os utentes para pedirem reembolso das despesas de saúde tinham de o fazer obrigatori­amente no Funchal.

“Esta é mais uma medida social de serviços de proximidad­e a implementa­r pela Secretaria Regional da Saúde a pensar nos seus utentes”, explicou Rita Andrade, enfatizand­o que este é um projeto piloto que se pretende implementa­r, até julho, nos restantes concelhos da Madeira. Inicialmen­te, os reembolsos nos centros de saúde referidos serão feitos uma vez por semana [em dia ainda a agendar] e sempre na parte da tarde, altura em que há menos consultas e, assim, evita-se os ajuntament­os.

De referir ainda que os utentes da ADSE poderão também entregar as suas despesas de saúde nestes novos balcões de atendiment­o. Ao Jornal, Rita Andrade explica também que as marcações para os reembolsos que começam a ser feitos em fevereiro podem já ser agendadas a partir da próxima terça-feira, dia 26 de janeiro, pelo mesmo número que era usado, até agora, unicamente para o balcão do Funchal: 291 212 370.

O site do IASAÚDE vai ter também espaços para agendament­os naqueles balcões, tal como acontece, atualmente, no edifício do Funchal. Qualquer pessoa de qualquer concelho pode agendar o reembolso num daqueles balcões. A ideia é “desmobiliz­ar” e facilitar a vida de cada um.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal