Jornal Madeira

PULSAR ECONÓMICO

Dívida pública portuguesa está nos 130,8% do PIB

- Por Rui Anacleto

A dívida pública portuguesa aumentou 11,3 pontos percentuai­s no espaço de um ano, por causa da crise pandémica, e fechou o terceiro trimestre nos 130,8% do PIB, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat. Portugal continua a ter a terceira maior dívida da União Europeia, apenas atrás da Grécia e de Itália.

Endividame­nto da economia portuguesa atinge recorde de 742.800 milhões de euros

A dívida pública portuguesa manteve a tendência de subida no final do ano passado, em resultado da pandemia. O endividame­nto dos cidadãos, das empresas e do Estado, com exceção da banca, aumentou 2.100 milhões de euros em novembro, face a outubro, fixando-se em 742.800 milhões de euros, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira pelo Banco de Portugal.

Banca continua disponível para financiar compra de casa em plena pandemia

O negócio do crédito à habitação continua a estar em alta, mesmo em plena pandemia, com os bancos a mostrarem disponibil­idade para financiar a compra da casa e a manterem praticamen­te inalterado­s os critérios de concessão de novos financiame­ntos. Uma tendência que se deverá manter nos próximos meses.

Economista­s da Católica estimam contração da economia portuguesa de 2% em 2021

A Católica reviu significat­ivamente em baixa as previsões económicas para 2021. Em vez de um cresciment­o de 2,5% este ano, os economista­s colocaram agora como cenário central uma contração do PIB de 2%, o que é justificad­o pelo confinamen­to severo em que o País se encontra atualmente.

Apoios a fundo perdido já podem ser pedidos

Com a entrada num novo período de confinamen­to, o Governo anunciou também um reforço das medidas de apoio à economia no âmbito do Apoiar.pt. Os formulário­s de candidatur­a foram disponibil­izados esta quinta-feira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal